HomeAmazôniaLei nacional fortalece soberania do açaí e valoriza produtores amazônicos

Lei nacional fortalece soberania do açaí e valoriza produtores amazônicos

Publicado em

O açaí, fruto nativo da Amazônia, passou a ser reconhecido oficialmente como fruta nacional brasileira a partir da Lei nº 15.330, de 2026. A medida fortalece a soberania do país sobre o produto e valoriza a cadeia produtiva amazônica. No Amazonas, mais de 17,5 mil agricultores familiares e extrativistas atuam diretamente na produção do fruto, com apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

De acordo com o órgão, responsável pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública, o estado alcançou a marca de 1,3 milhão de toneladas de açaí produzidas em 2024, consolidando-se como o segundo maior produtor do Brasil.

Produção cresce 150% em seis anos no Amazonas

Segundo o técnico agrícola e coordenador do Projeto Prioritário (PP) da Cadeia Produtiva do Açaí, do Idam, Nelildo Secundino, o Amazonas vive um período de expansão acelerada da cultura, impulsionado pela modernização produtiva.

“O Amazonas passa por uma transição tecnológica, deixando o modelo puramente extrativista para um cultivo mais ordenado. Entre 2018 e 2024, a produção anual saltou de 550,8 mil para 1,3 milhão de toneladas, um crescimento de 150%, impulsionado pelo Projeto Prioritário”, destacou.

Ainda conforme o técnico, a área plantada cresceu 173%, ultrapassando 11 mil hectares em 2024, refletindo o avanço da agricultura planejada e sustentável no estado.

Codajás é referência e possui Indicação Geográfica

No Amazonas, o município de Codajás é reconhecido como a capital do açaí, com produção certificada pelo Selo de Indicação Geográfica (IG), que também abrange os municípios de Anori e Coari.

Em 2024, Codajás produziu 15,12 toneladas de açaí cultivado e 13,55 toneladas de açaí nativo, beneficiando diretamente 2.450 produtores rurais.

Extensão rural impulsiona modernização da cadeia produtiva

O trabalho de extensão rural realizado pelo Idam tem sido fundamental para a modernização da cadeia produtiva do açaí no Amazonas. Segundo Secundino, a presença técnica do instituto nos municípios garante melhores práticas agrícolas e aumento da produtividade.

“A inclusão recente de Tefé e Anamã no Projeto Prioritário, nos anos de 2024 e 2025, indica que esses municípios devem apresentar as maiores taxas de crescimento nos próximos dois anos, com a implantação de novos viveiros e uso de mudas selecionadas”, afirmou.

Projeto Prioritário transforma produção extrativista em modelo sustentável

O Projeto Prioritário da Cadeia Produtiva do Açaí, coordenado pelo Idam, tem como objetivo transformar a produção extrativista em um modelo de negócio sustentável, produtivo e rentável. Atualmente, o projeto contempla 14 municípios: Codajás, Anori, Anamã, Benjamin Constant, Borba, Coari, Fonte Boa, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Rio Preto da Eva, Tapauá e Tefé.

O projeto atua em duas frentes: o açaí nativo (Euterpe precatoria) e o açaí cultivado (Euterpe oleracea e variedades).

Açaí nativo preserva floresta e saber tradicional

Segundo o coordenador, o açaí nativo, típico do Amazonas, apresenta maior teor de antocianinas, o que confere valor nutricional superior. O foco do Idam é o manejo sustentável, orientando comunidades ribeirinhas a melhorar a produtividade sem desmatamento.

“O trabalho consiste em ensinar o ribeirinho a manejar os açaizais nativos, aumentando a entrada de luz e a produtividade, sem derrubar a floresta”, explicou Secundino.

Cultivo irrigado do Açaí garante produção na entressafra

Já no caso do açaí cultivado, o Idam atua na distribuição de sementes e mudas, fomentando uma atividade agrícola sustentável e economicamente viável. São utilizadas variedades como BRS Pará e BRS Pai d’Égua, conhecidas pela precocidade.

“Com o uso de irrigação, como nas unidades instaladas em Codajás, Borba e Benjamin Constant, é possível colher na entressafra do açaí nativo, garantindo produção contínua e renda estável aos produtores”, concluiu o coordenador.

Últimos Artigos

Alerta do governo federal indica El Niño histórico com impacto duplo no Brasil em 2026

Relatório de órgãos de meteorologia prevê estiagem severa na Região Norte e intensificação de...

Polícia Federal aciona STF e solicita novo inquérito contra filho de Lula

Apuração busca esclarecer suspeitas de tráfico de influência para beneficiar parceiros comerciais em pastas...

Educação no Amazonas: governo confirma novo concurso público com mais de 7,8 mil vagas

Uma nova seleção pública para a rede estadual de ensino foi anunciada pelo Governo...

Governo do Amazonas projeta secretaria inédita para atendimento do autismo

Estrutura vai centralizar políticas públicas, expandir unidades no interior e garantir auxílio financeiro a...

Mais artigos como este

Alerta do governo federal indica El Niño histórico com impacto duplo no Brasil em 2026

Relatório de órgãos de meteorologia prevê estiagem severa na Região Norte e intensificação de...

Polícia Federal aciona STF e solicita novo inquérito contra filho de Lula

Apuração busca esclarecer suspeitas de tráfico de influência para beneficiar parceiros comerciais em pastas...

Educação no Amazonas: governo confirma novo concurso público com mais de 7,8 mil vagas

Uma nova seleção pública para a rede estadual de ensino foi anunciada pelo Governo...