HomePoderLei de Diretrizes Orçamentárias do Estado é aprovada na Aleam

Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado é aprovada na Aleam

Publicado em

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2023 foi votada e aprovada pelos parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quarta-feira (13). Conforme o relator da LDO, deputado estadual Saullo Vianna (UB), foram apresentadas 50 emendas ao texto original, sendo 48 individuais, uma coletiva e uma do relator. No relatório final, foram aprovadas quatro emendas.

Foram aprovadas duas emendas individuais, sendo uma modificativa do texto, além de uma emenda coletiva e uma do relator. Segundo Saullo Vianna, as 46 emendas rejeitadas não estavam de acordo com a legislação orçamentária estadual vigente, trazendo impedimentos legais para a aprovação.

“Nós tivemos o cuidado de modificar o mínimo possível a LDO, até porque é uma questão técnica. E, com essas incertezas que nós temos de futuro, é importante que a gente mantenha o texto original o mais conservado possível. Até porque quando chegar o momento do orçamento, poderemos entender melhor, pois o segundo semestre é muito importante para a questão da arrecadação, para saber o que poderemos modificar, de fato, em questão de números. A LDO trata de programas e projetos, a LOA que trata de projetos e investimentos”, explicou.

Para o relator, o principal ponto dessa LDO é a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis e gás de cozinha. Segundo Saullo, o Estado perderá em receitas cerca de R$ 600 milhões que, alinhado a outros cenários nacionais e internacionais, impactam na projeção do orçamento estadual para 2023.

“As projeções são inconservadoras, por conta dos reflexos da pandemia, da guerra da Ucrânia com a Rússia. E o Amazonas, naturalmente, também sofre com isso. Então, as projeções são bem seguras, não temos ainda uma perspectiva para 2023, mas a gente espera que possamos retomar os empregos, créditos pessoais e, consequentemente, o crescimento da economia”, disse.

Emenda do relator

Como relator da LDO, Saullo apresentou uma emenda para que a destinação das verbas que foram elaboradas pelo parlamentar que ocupava o cargo no momento da votação das leis orçamentárias não seja prejudicada, desvirtuando o objetivo primário da criação das emendas impositivas.

Leia mais:
‘Investir no setor primário é investir em desenvolvimento’, destaca Saullo
Saullo Vianna ressalta destinação de recursos para setor primário
Saullo Vianna participa de inauguração de hospital flutuante

Com informações da Assessoria*

Últimos Artigos

Pressão alta atinge jovens e exige atenção aos novos limites de diagnóstico

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à hipertensão arterial acende um alerta para...

Revolução Silenciosa: Como o sol está substituindo o diesel no interior do Amazonas

A dependência histórica de combustíveis fósseis para a geração de eletricidade em áreas remotas...

Comprometimento da renda atinge nível histórico e alerta para riscos no crédito

O cenário das finanças domésticas no Brasil atingiu um ponto de inflexão em fevereiro...

Professor de escola federal no Amazonas é afastado em operação contra crimes sexuais

O inquérito foi instaurado com base em relatórios do Ministério Público Federal e de...

Mais artigos como este

Pressão alta atinge jovens e exige atenção aos novos limites de diagnóstico

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à hipertensão arterial acende um alerta para...

Revolução Silenciosa: Como o sol está substituindo o diesel no interior do Amazonas

A dependência histórica de combustíveis fósseis para a geração de eletricidade em áreas remotas...

Comprometimento da renda atinge nível histórico e alerta para riscos no crédito

O cenário das finanças domésticas no Brasil atingiu um ponto de inflexão em fevereiro...