quarta-feira, fevereiro 18, 2026
More
    HomeSociedadeAmazonasJustiça Federal no Amazonas suspende provas do Enem no Estado

    Justiça Federal no Amazonas suspende provas do Enem no Estado

    Publicado em

    O juiz federal Ricardo Sales, da Justiça Federal no Amazonas, suspendeu, na noite desta quarta-feira, 13, em plantão judicial, a aplicação das provas do Enem 2020 no Estado do Amazonas, marcadas para o próximo domingo, 17.

    Sales acatou pedido do vereador de Manaus Amom Mandel (Podemos) e do deputado federal Marcelo Ramos (PL). Eles alegaram o agravamento da pandemia de Covid-19 no Estado, principalmente na capital Manaus, para pedir a suspensão das provas até que seja encerrado o estado de calamidade pública decretada pelo Governo do Amazonas.

    O juiz federal determinou a aplicação de multa diária no valor de R$ 100 mil até o limite de 30 dias, a ser paga pela “autoridade administrativa máxima do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)”.

    Na mesma decisão, o juiz determinou a intimação do governador do Amazonas para que não permita o acesso às escolas estaduais para a realização das provas do Enem nos dias 17 e 24 deste mês, sob pena de multa no valor de R$ 100 mil por dia de descumprimento até o limite de 30 dias.

    Amom afirmou em uma rede social que “o Enem precisa ser realizado, mas num momento oportuno”, e elogiou a decisão do juiz plantonista. “A Justiça Federal aceitou o nosso pedido (meu e do deputado Marcelo Ramos) e foi deveras sensível com relação ao momento caótico que o nosso Estado vive. O Enem está adiado no Amazonas”, disse.

    Mas cedo, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que as cidades que não conseguirem fazer o Enem serão excluídas e só participarão do próximo exame, em novembro.

    “Se a gente não puder aplicar a prova, infelizmente essa cidade vai ficar de fora do Enem 2020 e fará a prova em novembro de 2021”, disse Lopes em entrevista à TV CNN Brasil.

    Leia mais:
    Pazuello volta atrás e diz que Manaus receberá vacina primeiro
    AM testa aplicativo para diagnóstico rápido da Covid-19
    Em Manaus, Pazuello diz que todos os estados são prioridade para vacina

    Informações.

    Últimos Artigos

    SES-AM mantém cirurgias e consultas eletivas durante feriado prolongado de Carnaval

    Durante o feriado prolongado de Carnaval (entre 14 e 18 de fevereiro), a Secretaria...

    Alunos da rede estadual têm 2 dias para pedir isenção no PSC da UFAM

    Estudantes da rede estadual de ensino do Amazonas que cursam a 1ª e 2ª...

    PF investiga vazamento de dados do STF e cumpre mandados em três estados

    A PF investiga vazamento de dados do STF em uma operação deflagrada na manhã...

    MEC abre pré-inscrição para o Pé-de-Meia Licenciaturas 2026

    O Ministério da Educação (MEC) inicia nesta terça-feira (17) o período de cadastramento de...

    Mais artigos como este

    SES-AM mantém cirurgias e consultas eletivas durante feriado prolongado de Carnaval

    Durante o feriado prolongado de Carnaval (entre 14 e 18 de fevereiro), a Secretaria...

    Alunos da rede estadual têm 2 dias para pedir isenção no PSC da UFAM

    Estudantes da rede estadual de ensino do Amazonas que cursam a 1ª e 2ª...

    PF investiga vazamento de dados do STF e cumpre mandados em três estados

    A PF investiga vazamento de dados do STF em uma operação deflagrada na manhã...