HomePoderInpe: Sul do Amazonas é a região mais afetada por queimadas

Inpe: Sul do Amazonas é a região mais afetada por queimadas

Publicado em

Levantamento feio pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que os municípios de Apuí e Lábrea, no Sul do Amazonas, são os que mais sofrem com focos de queimadas em todo o estado. Os dados do Inpe são medidos em tempo real e mostram que Apuí concentra 2.678 focos e Lábrea, 2.022. Os números são a soma parcial de casos notificados em 2020. Somente em setembro, até a quarta-feira (22), Lábrea registrou 665 casos.

As duas cidades amazonenses ficam na divisa do Estado com o Acre, Rondônia e o Mato Grosso e também estão na lista das 10 cidades responsáveis por mais da metade de todo o desmatamento da Amazônia em abril deste ano. A área onde eles estão localizados é conhecida pela forte presença da pecuária. As queimadas e os desmatamentos são monitorados pelas entidades como movimentos de pecuaristas e fazendeiros da região, que buscam ampliar a área de pasto para o cultivo de gados. 

Em todo o estado do Amazonas, o número parcial de queimadas, em 2020, já é maior que o total de 2019. No ano passado o estado chegou a registrar 12.676 focos, enquanto até a primeira quinzena de setembro, já são mais de 13 mil casos. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) informou que o aumento das queimadas no Sul do estado está relacionado à pressão em glebas e assentamentos federais para expansão da fronteira agropecuária e grilagem de terras.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as duas categorias fundiárias somaram 8.532 focos de calor, de 1º de janeiro a 23 de setembro de 2020 – 59% do total de focos registrados em todo o Amazonas. Sendo assim, a Operação Curuquetê 2, coordenada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), está concentrada na região Sul, tendo como base atual o município de Apuí. O Sul do Amazonas também é a área principal das ações previstas no Programa Amazonas Mais Verde, lançado pelo Governo do Amazonas no dia 15 de setembro.

Política nacional na contramão

No início do mês, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, publicaram em rede social um vídeo em que negavam que a Amazônia estivesse queimando. O material chegou a receber críticas, já que trazia imagens de um mico-leão-dourado, animal só encontrado na Mata Atlântica. (veja o vídeo abaixo)

Queimadas avançam sobre parques nacionais brasileiros

Em agosto, o Ministério do Meio Ambiente anunciou que as ações de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia seriam suspensas. Em nota, o órgão afirmou que suspensão seria motivada por um bloqueio financeiro determinado pela Secretaria de Orçamento Federal em verbas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Leia mais:
Recursos para combater queimadas na Amazônia estão garantidos até novembro
Nasa contraria Bolsonaro e diz que queimadas são fruto de desmatamento
Pará, Amazonas e Mato Grosso somam 60% das queimadas de agosto

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta*
*Com informações do G1/Amazonas

Últimos Artigos

Festival de Parintins 2026: Veja a estreia de Caprichoso e Garantido na arena

O Festival de Parintins 2026 começa nesta sexta-feira (26), abrindo oficialmente a tradicional disputa...

Desemprego cai para 5,6% e atinge menor taxa histórica para o período

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 5,6% no trimestre móvel encerrado em...

Brasil coloca ajuda humanitária à Venezuela à disposição após terremotos

A ajuda humanitária à Venezuela ganhou reforço do governo brasileiro após os terremotos que...

Cazé TV quebra recorde global de audiência no YouTube com jogo do Brasil

Canal atingiu 17,8 milhões de dispositivos conectados simultaneamente durante a partida contra a Escócia...

Mais artigos como este

Festival de Parintins 2026: Veja a estreia de Caprichoso e Garantido na arena

O Festival de Parintins 2026 começa nesta sexta-feira (26), abrindo oficialmente a tradicional disputa...

Desemprego cai para 5,6% e atinge menor taxa histórica para o período

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 5,6% no trimestre móvel encerrado em...

Brasil coloca ajuda humanitária à Venezuela à disposição após terremotos

A ajuda humanitária à Venezuela ganhou reforço do governo brasileiro após os terremotos que...