HomeAmazôniaImagens de satélite mostram impacto da seca no Lago Tefé

Imagens de satélite mostram impacto da seca no Lago Tefé

Publicado em

O observatório Copernicus, da União Europeia, divulgou nesta semana imagens de satélite que mostram o impacto da estiagem severa que assola o Amazonas no Lago Tefé, localizado nas redondezas do município de Tefé. O lago fica em umas das regiões mais afetadas pela seca dos rios.

O registro, feito no dia 24 de setembro, mostra que o lago está com várias porções secas. Na imagem, as partes com vegetação são mostradas em vermelho, enquanto a água do lago aparece em uma coloração mais escura. Na publicação, o observatório apontou que o processo é resultado de uma “seca sem precedentes”.

“Em 2024, a Bacia Amazônica foi afetada por uma das secas mais severas da história recente, afetando comunidades na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. A escassez de água na Amazônia, que detém um quinto da água doce do mundo, levou as autoridades a decretar emergência, pois os rios se tornaram inavegáveis, isolando várias comunidades. A seca agravou ainda mais os incêndios florestais no Brasil, onde a fumaça impactou a qualidade do ar.”, diz a publicação do Observatório Copernicus.

A imagem chama a atenção em comparação com uma imagem de 2023, quando o Observatório registrou o Lago em níveis normais. Confira:

Lago Tefé em condições normais.
Lago Tefé em condições normais. FOTO: Observatório Copernicus

Lago Tefé

Segundo dados do site da Defesa Civil do Amazonas, o Lago Tefé iniciou o mês com nível de 59 centímetros no dia 3. No momento, a situação apresentou melhora e chegou aos 3,60 metros no dia 28.O nível da água não é o único dado preocupante. Um monitoramento realizado pela plataforma Lagos da Amazônia — desenvolvida pelo WWF-Brasil com a MapBiomas —, registrou que em 12 desses lagos da região amazônica, incluindo o Lago Tefé, a temperatura vem subindo a níveis severos.

“Quando a cota está abaixo de 7 metros, vemos que a água começa a ganhar calor muito rapidamente durante o dia. Já identificamos que o lago começou a esquentar nas últimas semanas. No dia 25 de agosto, alcançou 33 graus em toda sua profundidade – a maior temperatura do ano”, afirmou Ayan Fleischmann, coordenador do Grupo de Geociências do Instituto Mamirauá.

Seca no Amazonas

A estiagem de 2024 tem afetado fortemente a região do Rio Solimões, onde fica o municipio de Tefé. O baixo nível dos rios deixou inúmeras comunidades ribeirinhas isoladas, e a fumaça de queimadas também chegou até a região.

Até o fechamento desta matéria, todos os 62 municípios do Amazonas estavam em situação de emergência por conta dos efeitos da seca e das queimadas no bioma amazônico.

Últimos Artigos

Omar Aziz e Roberto Cidade lideram disputa pelo Governo do Amazonas em cenário de empate técnico

A mais recente pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Projeta, divulgada nesta sexta-feira (5), mostra...

Senado aprova suspensão de resolução do Conanda sobre aborto legal em menores vítimas de estupro

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (2) o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 3/2025,...

Aleam aprova criação do BOPE da Polícia Militar do Amazonas

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta terça-feira (2), o Projeto de Lei...

Câmara aprova urgência para projeto que altera Código de Mineração e amplia debate sobre garimpo no Brasil

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (3) o regime de urgência...

Mais artigos como este

Omar Aziz e Roberto Cidade lideram disputa pelo Governo do Amazonas em cenário de empate técnico

A mais recente pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Projeta, divulgada nesta sexta-feira (5), mostra...

Senado aprova suspensão de resolução do Conanda sobre aborto legal em menores vítimas de estupro

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (2) o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 3/2025,...

Aleam aprova criação do BOPE da Polícia Militar do Amazonas

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta terça-feira (2), o Projeto de Lei...