sexta-feira, fevereiro 7, 2025
More
    HomeCotidianoIluminação de LED contemplará 100% da área urbana de Eirunepé

    Iluminação de LED contemplará 100% da área urbana de Eirunepé

    Publicado em

    A substituição das lâmpadas antigas por LED será concluída neste mês de novembro 

    A modernização da iluminação pública no município de Eirunepé (1.160 quilômetros de Manaus) avança com rapidez e irá contemplar 100% da área urbana da cidade ainda esse mês de novembro. O programa Ilumina+ Amazonas está sendo executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais. Até esta sexta-feira (11/11), cerca de mil pontos, dos 1,7 mil previstos para o município, foram implementados.

    O programa Ilumina+ Amazonas substitui lâmpadas convencionais a vapor de mercúrio, vapor metálico, vapor de sódio e mistas por luminárias modernas de LED. Ao todo, 28 municípios do interior integram a primeira fase do programa Ilumina+ Amazonas. Desses, 21 já estão com a substituição concluída ou em andamento.

    Em Eirunepé estão sendo contemplados os seguintes bairros: Centro, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santo Antônio e São José. Nesses locais, 147 luminárias serão implantadas em vias que ainda não contavam com iluminação pública.

    O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campelo, destaca que as luminárias de LED são mais sustentáveis, eficientes e econômicas. “O LED é mais luminoso e, ao mesmo tempo, o consumo de energia elétrica é muito menor, em relação às lâmpadas antigas, com redução de até 60%, o que será revertido em mais recursos aos cofres públicos do município”, salienta.

    O prefeito de Eirunepé, Raylan Barroso, reforçou a importância da parceria do município com o Governo do Estado para garantir a modernização da iluminação na área urbana. “A cidade está recebendo novas luminárias de LED, tecnologia que possui grande eficiência energética, maior capacidade de iluminação e a população já pode notar a transformação no visual da cidade, que ficou mais iluminada e segura”, disse.

    A modernização será concluída neste mês de novembro, conforme previsão da Avanço Construções, empresa que realiza os serviços no interior. Também localizado na calha do Juruá, a cidade de Carauari já finalizou a implantação das 1,7 mil luminárias. Os serviços seguem em ritmo avançado em Benjamin Constant, Tabatinga e Manacapuru. Os próximos a receberem o Ilumina+ Amazonas são: Apuí, Anori e Codajás.

    Logística – O embarque das luminárias e materiais para o município de Eirunepé ocorreu no dia 30 de setembro, com previsão inicial de chegada em 18 de outubro. Entretanto, considerando a vazante severa na calha do Juruá, houve atraso no percurso e a balsa (ferry boat) chegou à cidade em 23/10, após 22 dias de percurso desde a capital amazonense.

     Leia mais:
    LED chega às comunidades indígenas de Benjamin Constant
    Interior: Tecnologia LED atende critérios de preservação
    Governo do AM ampliou o nº de municípios com luminárias de LED

    Últimos Artigos

    Amazonas registra queda de 33% nos crimes de latrocínio em 2024

    A redução é cinco vezes maior que a média nacional Em 2024, os crimes de...

    Amazonas registra a abertura de empresa em 13 minutos

    Com o sistema do Portal de Serviços os usuários tiveram atendimento com tempo médio...

    Teatro Amazonas reabre para visitas e inicia temporada 2025

    Símbolo da cultura amazonense retoma atividades após manutenção e segue em candidatura para patrimônio...

    Manaus implementará tecnologia de reconhecimento facial para segurança pública

    Cidade adotará sistema de monitoramento inspirado no “smart sampa” A Prefeitura de Manaus anunciou a...

    Mais artigos como este

    Amazonas registra queda de 33% nos crimes de latrocínio em 2024

    A redução é cinco vezes maior que a média nacional Em 2024, os crimes de...

    Amazonas registra a abertura de empresa em 13 minutos

    Com o sistema do Portal de Serviços os usuários tiveram atendimento com tempo médio...

    Teatro Amazonas reabre para visitas e inicia temporada 2025

    Símbolo da cultura amazonense retoma atividades após manutenção e segue em candidatura para patrimônio...