HomeCotidianoII Olhar do Norte inicia nesta sexta e terá exibição gratuita de...

II Olhar do Norte inicia nesta sexta e terá exibição gratuita de 22 filmes

Publicado em

O público manauara amante da sétima arte ganhou, ainda em 2018, uma nova alternativa no circuito de filmes. O Festival ‘Olhar do Norte’ leva de maneira gratuita obras produzidas em diversos pontos do país e chega, nesta sexta-feira (12), na sua segunda edição.

Serão quatro dias de evento com exibição de 22 filmes produzidos no Amazonas, Pará, Tocantins, Pernambuco, Maranhão, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O filme de abertura, ‘A Terra Negra dos Kawa’, de Sérgio Andrade, abre o evento com exibição às 19h no Les Artistes Café Teatro. O longa amazonense participou da 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e fará sua estreia em Manaus.

O longa conta a história de um grupo de cientistas que faz escavações em terrenos no interior do Amazonas em busca de uma terra preta fértil, usada para fins agrícolas. Conforme se aproximam do sítio dos indígenas Kawa, notam que a terra adquire poderes energéticos e sensoriais.​ A narrativa comunica sobre questões antigas que nunca deixam de ser atuais: o direito à terra e demarcação pelo qual lutam as comunidades indígenas.

‘NORTE’ E ‘OUTROS NORTES’

Sete curtas-metragens fazem parte da Mostra Norte, que é competitiva. Eles serão avaliados pelo júri formado pela diretora Elen Linth, o professor Antônio José Vale da Costa, e a professora Luiza Azevedo.

Os jurados irão definir premiados nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, 2 Prêmios de Atuação, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Som. Soma-se a estes o prêmio de Melhor Filme Escolha do Público, que será definido pela audiência durante as sessões.

Outros dez filmes integram a Mostra Outros Nortes, que é formada por curtas-metragens que alcançaram destaque nos principais festivais brasileiros em 2018.

Um desses curtas chama-se ‘Vila Conde’, de Rômulo Souza, o filme conta a história dois amigos de juventude que se reencontram depois de muito tempo. Pedro é aposentado e dono de uma vila e Ricardo é um político conhecido na cidade. Durante a conversa, Pedro faz um convite que deixa Ricardo sem reação.

Rômulo iniciou recentemente sua trajetória no cinema e acredita que através de seu curta o público possa refletir sobre os personagens e principalmente sobre a produção de baixo orçamento de ficção em Manaus.

Para ele, a realização de uma segunda edição do ‘Olhar do Norte’ é relevante para região. “Manaus é a maior cidade do Norte e não tem um grande festival de cinema, espero que um dia um evento do tipo na nossa cidade possa ser uma referência para a região”, afirmou.

OFICINAS

Nos dias 12 e 13 de abril, de 8h as 11h no Café Teatro, Ismara Antunes ministrará uma oficina sobre Assistência de Direção para cinema. Formada em assistência de direção e produção na Academia Internacional de Cinema, Antunes foi 1ª assistente de direção em séries de TV, documentários e ficções.

Nos dias 14 e 15, mesmo horário e local, João Gabriel Riveres ministrará uma oficina de Pós-produção e Fluxo de Trabalho. Riveres é cineteleasta especializado em montagem pela Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV), e trabalha com audiovisual desde 2008. Além da pós-produção, desempenha outras funções no cinema, como montagem, produção e assistência de direção. É sócio da empresa Sem Rumo – Projetos Audiovisuais.

Últimos Artigos

Anvisa amplia indicação do Mounjaro para público pediátrico no Brasil

Em uma decisão que altera o protocolo de tratamento metabólico para jovens no país,...

Governo do Amazonas intensifica ações de resposta com 15 cidades em emergência pela cheia

A subida dos níveis dos rios no interior do estado mobiliza as autoridades estaduais...

Polícia Federal suspende acesso de agente dos EUA com base no princípio da reciprocidade

A cooperação entre as autoridades de segurança do Brasil e dos Estados Unidos registrou...

Polícia Militar promove Motofest com programação especial em Manaus

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) confirmou a realização da 5ª edição do Motofest,...

Mais artigos como este

Anvisa amplia indicação do Mounjaro para público pediátrico no Brasil

Em uma decisão que altera o protocolo de tratamento metabólico para jovens no país,...

Governo do Amazonas intensifica ações de resposta com 15 cidades em emergência pela cheia

A subida dos níveis dos rios no interior do estado mobiliza as autoridades estaduais...

Polícia Federal suspende acesso de agente dos EUA com base no princípio da reciprocidade

A cooperação entre as autoridades de segurança do Brasil e dos Estados Unidos registrou...