HomeSociedadeMundoGoverno quer redimensionar políticas públicas na região de fronteira

Governo quer redimensionar políticas públicas na região de fronteira

Publicado em

Geração de emprego e renda, segurança, recuperação de estradas vicinais, erradicação de lixões e a criação de um free shop em Tabatinga são algumas das demandas apontadas pelas comunidades dos municípios de área de fronteira do estado e que vão orientar a formulação de um plano de desenvolvimento para esta região, por meio do Núcleo para o Desenvolvimento da Área de Fronteira do Amazonas (Niffam).

“Precisamos levar políticas públicas assertivas para as populações da região de fronteira”, resumiu a secretária executiva de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Tatiana Schor, na 23ª reunião do Niffam, realizada na quarta-feira (17), no Centro Cultural Povos da Amazônia. As populações da região fronteiriça, destacou Schor, são as que detêm alguns dos piores índices de desenvolvimento humano do país, o que torna urgente e imprescindível a implementação dessa tarefa.

Na esfera da Seplancti, o Niffam foi criado por meio do Decreto 32.729/2012, com a tarefa de articular ações de integração e desenvolvimento na região fronteiriça do estado, com foco no Desenvolvimento Econômico, Socioambiental, Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura.

O Amazonas compartilha cerca de 3 mil quilômetros de fronteiras com Peru, Colômbia e Venezuela, abrangendo os municípios de Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Japurá, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos. Ao todo, o entorno da região fronteiriça abrange 21 municípios amazonenses.

Para redimensionar as políticas para a fronteira, o Niffam passará por uma reestruturação, adiantou a secretária, que prevê a revisão do decreto de criação do programa e do regimento interno, além de articulações para novas parcerias, diagnóstico da rede urbana da região de fronteira e a criação do Plano de Desenvolvimento e Integração da Fronteira, entre outras ações.

Jornada 

Em junho deste ano, uma missão formada pelo secretário de Estado de Planejamento, Jório Veiga, e pela secretária executiva Tatiana Schor, percorreu as cidades de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte. Foram discutidas com prefeitos e técnicos das cidades e organizações da sociedade civil as estratégias para a reativação do Niffam.

Segundo o secretário de Estado de Planejamento, Jório Veiga, a intenção era aproximar e buscar a colaboração dos gestores dessas cidades na construção dos projetos do Governo. No giro pelas três cidades foram discutidos projetos como os Arranjos Produtivos Locais (APL) e as consultas públicas ao Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.

Últimos Artigos

Operação em Codajás apreende 4,5 toneladas de skunk e arsenal pesado

Ação no Rio Solimões terminou em confronto e levou à apreensão de fuzis AK-47,...

Estudo revela dimensão da biodiversidade de peixes na Amazônia

Bacia reúne mais de 2,7 mil espécies de água doce, enquanto relatório aponta riscos...

Base Aérea de Manaus abre os portões ao público no dia 13 de setembro

Domingo Aéreo terá exposição de aeronaves da FAB, atrações culturais, equipamentos militares, praça de...

Criminosos usam programas do governo para atrair vítimas com falsas vantagens

Fraudes exploram os nomes do Minha Casa, Minha Vida e do extinto Desenrola Brasil...

Mais artigos como este

Operação em Codajás apreende 4,5 toneladas de skunk e arsenal pesado

Ação no Rio Solimões terminou em confronto e levou à apreensão de fuzis AK-47,...

Estudo revela dimensão da biodiversidade de peixes na Amazônia

Bacia reúne mais de 2,7 mil espécies de água doce, enquanto relatório aponta riscos...

Base Aérea de Manaus abre os portões ao público no dia 13 de setembro

Domingo Aéreo terá exposição de aeronaves da FAB, atrações culturais, equipamentos militares, praça de...