domingo, junho 1, 2025
More
    HomePoderAmazonasGoverno quer redimensionar políticas públicas na região de fronteira

    Governo quer redimensionar políticas públicas na região de fronteira

    Publicado em

    Geração de emprego e renda, segurança, recuperação de estradas vicinais, erradicação de lixões e a criação de um free shop em Tabatinga são algumas das demandas apontadas pelas comunidades dos municípios de área de fronteira do estado e que vão orientar a formulação de um plano de desenvolvimento para esta região, por meio do Núcleo para o Desenvolvimento da Área de Fronteira do Amazonas (Niffam).

    “Precisamos levar políticas públicas assertivas para as populações da região de fronteira”, resumiu a secretária executiva de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Tatiana Schor, na 23ª reunião do Niffam, realizada na quarta-feira (17), no Centro Cultural Povos da Amazônia. As populações da região fronteiriça, destacou Schor, são as que detêm alguns dos piores índices de desenvolvimento humano do país, o que torna urgente e imprescindível a implementação dessa tarefa.

    Na esfera da Seplancti, o Niffam foi criado por meio do Decreto 32.729/2012, com a tarefa de articular ações de integração e desenvolvimento na região fronteiriça do estado, com foco no Desenvolvimento Econômico, Socioambiental, Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura.

    O Amazonas compartilha cerca de 3 mil quilômetros de fronteiras com Peru, Colômbia e Venezuela, abrangendo os municípios de Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Japurá, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos. Ao todo, o entorno da região fronteiriça abrange 21 municípios amazonenses.

    Para redimensionar as políticas para a fronteira, o Niffam passará por uma reestruturação, adiantou a secretária, que prevê a revisão do decreto de criação do programa e do regimento interno, além de articulações para novas parcerias, diagnóstico da rede urbana da região de fronteira e a criação do Plano de Desenvolvimento e Integração da Fronteira, entre outras ações.

    Jornada 

    Em junho deste ano, uma missão formada pelo secretário de Estado de Planejamento, Jório Veiga, e pela secretária executiva Tatiana Schor, percorreu as cidades de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte. Foram discutidas com prefeitos e técnicos das cidades e organizações da sociedade civil as estratégias para a reativação do Niffam.

    Segundo o secretário de Estado de Planejamento, Jório Veiga, a intenção era aproximar e buscar a colaboração dos gestores dessas cidades na construção dos projetos do Governo. No giro pelas três cidades foram discutidos projetos como os Arranjos Produtivos Locais (APL) e as consultas públicas ao Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.

    Últimos Artigos

    Pesquisa revela que Mandioca açucarada é alternativa para a produção de bioetanol

    O estudo foi amparado pelo Programa CT&I Áreas Prioritárias, da Fapeam O uso e a...

    Festival de Parintins 2025 terá 600 mil copos de água grátis

    Iniciativa do Governo do Amazonas visa ampliar acesso à água potável durante os três...

    Mais de 2 mil vagas serão ofertadas no 1º Megafeirão em Manaus

    Feirão acontece nos dias 29 e 30 de maio, no shopping Phelippe Daou, e...

    Investimentos colocam AM entre os estados mais inovadores do Brasil

    Com mais de R$ 860 milhões aplicados desde 2019, estado avança na produção científica...

    Mais artigos como este

    Pesquisa revela que Mandioca açucarada é alternativa para a produção de bioetanol

    O estudo foi amparado pelo Programa CT&I Áreas Prioritárias, da Fapeam O uso e a...

    Festival de Parintins 2025 terá 600 mil copos de água grátis

    Iniciativa do Governo do Amazonas visa ampliar acesso à água potável durante os três...

    Mais de 2 mil vagas serão ofertadas no 1º Megafeirão em Manaus

    Feirão acontece nos dias 29 e 30 de maio, no shopping Phelippe Daou, e...