O Governador do Amazonas anunciou, na manhã desta quarta-feira (8), uma mudança na gestão da Secretaria de Saúde do Estado. O secretário Rodrigo Tobias deixa a chefia da pasta e a biomédica Simone Papaiz assume a Susam efetivamente. O governador Wilson Lima não esclareceu as razões para a mudança no órgão.
Rodrigo Tobias, doutor em saúde pública pela Fiocruz, estava à frente da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas desde março de 2019, já sob o governo de Wilson Lima. Ele liderou o Amazonas desde o início da crise do novo coronavírus. Até mais recente atualização, o estado tem 636 casos confirmados e 30 mortes por Covid-19 e vive uma das situações mais preocupantes do país.
“Há alguns meses estávamos trabalhando em uma transição na secretaria de saúde. Decidimos fazer isso agora. É algo que já era conversado com o secretário Tobias”, anunciou Wilson Lima. O G1 tenta contato com o ex-secretário.
O governador reforça que Tobias, agora, deve se dedicar ao trabalho de pesquisa, “também contribuindo com estudos de alternativas de tratamento do Covid-19”.
Simone Papaiz é biomédica graduada pela Universidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo. Ela já atuou como Diretora de Saúde na Prefeitura de Bertioga e diretora técnica de Saude na Secretaria Estadual da Saúde do Estado de São Paulo.
“É um momento difícil pra todo mundo, para todo estado do Amazonas. É um desafio que agrega, esse enfrentamento do coronavírus mais o enfrentamento diário que nós temos no sistema único de saúde que temos no Brasil, que hoje está fazendo diferença no enfrentamento do Covid”, disse a nova titular da Susam.
Leia mais:
Brasil registra sete casos de coronavírus entre indígenas
Carregamento de respiradores chega a Manaus
Capacidade dos leitos de Manaus chega ao limite, diz prefeito
Com informações do G1*