HomeSociedadeGoverno do AM vai apoiar comercialização de produtores orgânicos

Governo do AM vai apoiar comercialização de produtores orgânicos

Publicado em

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), juntamente com a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), receberam, nesta terça-feira (20/07), representantes de sete associações de produtores rurais, para debater e ampliar a comercialização de produtos orgânicos da agricultura familiar no Amazonas.

Um dos pontos discutidos na reunião foi a comercialização do mel no Estado. O secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, ressaltou a importância de unir forças com os representantes para buscar novos canais de comercialização junto ao Sistema Sepror.

“De forma inédita o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) comprou mel de produtores rurais de Boa Vista do Ramos e doou para pessoas em vulnerabilidade social. E agora vamos apoiar a feira exclusiva de produtos orgânicos, isso vai garantir uma identidade para o consumidor que busca produtos certificados e saudáveis”, afirmou

A presidente da ADS, Michelle Bessa, colocou a Agência à disposição para apoiar a cadeia de produção orgânica. “Estamos integrados e prontos a atender os produtores orgânicos do Amazonas, o local, o dia e o horário da feira de orgânicos será de acordo com o que vocês decidirem”, pontuou Michelle.

Segundo a Agência de Defesa Agropecuário e Florestal (Adaf), para trabalhar a comercialização de forma sanitária, os produtores têm que estar regularizados, com o cadastro atualizado junto ao o órgão, com isso, o produtor poderá comercializar para todo o estado, abrindo o mercado e agregando valor ao produto.

De acordo com o coordenador da Rede de Meliponicultura (Redem), Sydnei Dantas, de Itacoatiara, que também representa outras localidades do município, a ideia é criar um espaço físico com a imagem do produto orgânico, com a parceria do Sistema Sepror.

“O secretário da Sepror junto com a presidente da ADS, Michelle Bessa, propôs oportunidades nas feiras da ADS. Foi bastante promissora a reunião, e somando forças, a sociedade vai receber produtos de excelência e qualidade”, finalizou.

Também participaram da reunião, a Associação para Certificação Orgânico (Opac), Associação de Produtores Orgânico (Apoam), Associação de Produtores Orgânicos de Iranduba (Apoi), Associação Renascer, Associação São Francisco, Associação dos Criadores de Abelha do Amazonas (Acam) e representantes e agricultores familiares dos municípios de Iranduba, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Careiro da Várzea.

Leia mais:
Merenda escolar terá piso mínimo para produtos orgânicos
Projeto “Nossa Terra” realiza feira de Produtos Regionais e Orgânicos
Energia renovável: Sepror apoiará projeto que transforma produtos orgânicos em bionergia

Últimos Artigos

Alunos de Manaus terão centro de desenvolvimento para altas habilidades

A rede municipal de ensino de Manaus passará a contar com uma estrutura dedicada...

STF bate o martelo e redes sociais têm 60 dias para se adequar a novas exigências

Suprema Corte encerra julgamento sobre o Marco Civil da Internet e consolida critérios para...

Teatro Amazonas vira palco de encontro histórico entre Bach e Schnittke

Orquestra de Câmara do Amazonas realiza apresentação especial unindo tradição e modernidade nesta quinta-feira A...

Mutirão de saúde oferece exames gratuitos e consultas na capital e no interior do AM

Programa Governamental mobiliza atendimento médico na zona oeste de Manaus e no município de...

Mais artigos como este

Alunos de Manaus terão centro de desenvolvimento para altas habilidades

A rede municipal de ensino de Manaus passará a contar com uma estrutura dedicada...

STF bate o martelo e redes sociais têm 60 dias para se adequar a novas exigências

Suprema Corte encerra julgamento sobre o Marco Civil da Internet e consolida critérios para...

Teatro Amazonas vira palco de encontro histórico entre Bach e Schnittke

Orquestra de Câmara do Amazonas realiza apresentação especial unindo tradição e modernidade nesta quinta-feira A...