Educação e solidariedade: essas duas palavras marcam de maneira especial a vida da fotógrafa Laiz Neves, de 27 anos. Durante dez dias, Laiz divulgou uma campanha on-line para arrecadar donativos em prol da Saint Barnabás Mission School, uma escola-orfanato localizada no subúrbio de Mumbasa, segunda maior cidade do Quênia, na África.
Laiz cresceu assistindo o esforço de sua mãe para manter a escola de ensino infantil que, há 36 anos, presta serviços educacionais na Zona Centro-Oeste de Manaus. Sua convivência diária com educação básica e a consciência de ser filha adotiva, levaram Laiz até essa, que segundo ela, foi a viagem mais significante de sua vida.
“A minha admiração pela África começou quando ainda era criança, acredito que como muitos da minha geração: Assistindo ao filme Rei Leão“, contou Laiz entre risos durante entrevista por telefone ao Portal Projeta. A fotógrafa conta que seu entendimento e curiosidade sobre o continente africano foi crescendo ao longo do tempo até decidir se envolver com trabalho voluntário.
“Eu tive a iniciativa de arrecadar o máximo que eu conseguisse para a escola assim que cheguei lá a primeira vez e vi a situação precária em que vivem as crianças. Dormindo várias na mesma cama, armários quebrados, comida precária ou inexistente e o fato deles nunca terem tido contato com livros didáticos infantis, lápis de cor e coisas que são tão básicas”.
Conexão
Etapas
Acreditando no legado que sua família constrói, Laiz falou sobre a quantidade de soluções que surgiam em sua mente para ajudar na situação das crianças e, a educação foi o recurso mais poderoso que encontrou.
“Sabia que as doações precisariam ser também de comida mas dentre as etapas que eu pensei, achei que só isso não seria o suficiente, eles precisam de uma alimentação boa mas eu também sei como era importante dar acesso a lápis de cor, livros, etc. Recebi mensagens dos professores contando que estão elaborando uma feira de ciências, não tive palavras pra responder essa notícia, foi incrível”, disse ela.
Laiz tem estabelecido conversas constantes com os professores e feito trocas com as experiências que viveu nas salas de aula da África e, posteriormente, nas salas de aula daqui.
Suporte Amigo
O chef de cozinha Beto Sodré é um dos proprietários de um restaurante de carnes na Zona Centro-Sul de Manaus e um grande amigo da fotógrafa. “Adoro ajudar as pessoas, então achei linda a atitude dela. Pensei em ajudar doando uma quantia de R$ 50 ou R$ 100, mas aí percebi que não ajudaria como as crianças precisam, foi quando tive a ideia de vender hambúrguer e doar todo o lucro pra eles, achei que seria melhor que doando sozinho”, contou o chef.