Diversas oscilações no fornecimento de energia elétrica em Eirunepé, município a 1.771km de Manaus, causam transtornos a moradores da localidade. Eles afirmam que o problema começou há uma semana e que, atualmente, o fornecimento é intercalado entre os bairros da cidade a cada duas horas. Em nota, a Amazonas Energia informou nesta terça-feira (5) que “precisou realizar alívio de carga” em alguns pontos do município por conta de “problemas nos grupos geradores da Usina Termelétrica de Eirunepé”.
Um morador, que preferiu não se identificar, relatou ao G1 que as oscilações no fornecimento estão prejudicando o comércio na cidade.
“Tem horas, à noite, que falta [energia] geral. Um apagão geral. Começou agora, pois tinha faltado algumas vezes, mas era raramente. O comércio no setor de frio está sendo muito afetado. Já teve gente que precisou comprar motor de luz, gerador para não estragar os produtos”, contou.
Paulo Nascimento chegou em Manaus há poucos dias e afirma que o problema já foi motivo de protestos de moradores em Eirunepé.
“Já tem um certo tempo que a população está sofrendo, já foram duas manifestações. O negócio está complicado. O pessoal não bota carne para vender com medo de estragar. Salão [de beleza] não está cortando cabelo por não ter energia. O comércio está horrível”, disse.
De acordo com a empresa Amazonas Energia, devido problemas em grupos geradores da Usina Termelétrica do município – precisou realizar um “alívio de carga em alguns bairros”. Técnicos da empresa já estão na cidade e, segundo a empresa, o fornecimento deve ser normalizado nesta quarta-feira (6).
” Reforçamos que três grupos geradores estão sendo enviados à Eirunepé, com saída de Manaus na próxima sexta-feira (08), com um grupo gerador de 1000 kW e dois de 500 kW, tudo isso para reforçar a qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia no município. Os alívios de cargas estão sendo realizados alternadamente de forma a minimizar os transtornos, ocorrendo em forma de rodízio em diferentes partes da cidade”, diz o comunicado enviado do G1.
*Informações do G1 Amazonas