HomeCotidianoEstudo analisa potencial da bioeconomia Amazônica e impacto no desenvolvimento sustentável

Estudo analisa potencial da bioeconomia Amazônica e impacto no desenvolvimento sustentável

Publicado em

Pesquisa avalia cadeias produtivas como cacau, açaí, castanha-do-brasil e pirarucu

Um estudo sobre bioeconomia na Amazônia analisou o potencial de diferentes cadeias produtivas, incluindo cacau, açaí, castanha-do-brasil, pirarucu e mel de abelhas nativas. A pesquisa buscou compreender como esses produtos podem impulsionar o desenvolvimento sustentável, gerar empregos e fortalecer a conservação ambiental.

O estudo foi realizado no âmbito da Chamada Pública nº 01/2020 – Fapesp/Fapeam e coordenado pelo doutor Adalberto Val, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). A investigação avaliou o impacto da bioeconomia em aspectos como redução do desmatamento, mudanças climáticas, competitividade global e preservação dos conhecimentos tradicionais.

Governança experimentalista na bioeconomia amazônica

A pesquisa também analisou o papel da governança experimentalista, um modelo flexível que permite integrar políticas públicas à realidade local. O artigo resultante, intitulado “Experimentalist governance in bioeconomy: Insights from the Brazilian Amazon”, foi publicado na Revista de Administração Contemporânea (RAC) e está disponível neste link.

A pesquisadora Vanessa Cuzziol Pinsky, coautora do estudo, explica que esse modelo envolve setores públicos e privados, promovendo o desenvolvimento sustentável aliado à preservação da floresta. Segundo ela, a governança experimentalista pode aprimorar regras e metas, considerando desafios e experiências bem-sucedidas.

Já o coordenador Adalberto Val destaca que essa abordagem pode impulsionar novas oportunidades de negócios, gerar empregos e renda e fortalecer a segurança alimentar na Amazônia. Ele ressalta que o uso da tecnologia foi essencial para a realização da pesquisa e a formulação de estratégias.

Colaboração entre instituições de pesquisa

A Chamada Pública nº 01/2020, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), teve como objetivo estimular colaborações entre pesquisadores dos dois estados. A iniciativa financiou projetos voltados para o avanço científico e tecnológico, contribuindo para a valorização da bioeconomia amazônica.

O estudo reforça a importância de políticas públicas alinhadas à realidade local, promovendo um modelo econômico sustentável baseado na sociobiodiversidade da Amazônia.

Últimos Artigos

Energia solar viabiliza fábrica de gelo em comunidade ribeirinha no Amazonas

Uma iniciativa baseada em energia solar está transformando a realidade de uma comunidade ribeirinha...

Instituto oferece bolsas de estudo para impulsionar bioeconomia amazônica

O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia lançou o Desafio Bioinovação Amazônia,...

Roberto Cidade e Serafim Corrêa oficializam chapa para eleição indireta no Amazonas

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) recebeu, nesta quarta-feira (15), o primeiro...

Defensoria Itinerante oferece atendimento jurídico gratuito em Manaus no dia 18 de abril

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizará, no próximo dia 18 de...

Mais artigos como este

Energia solar viabiliza fábrica de gelo em comunidade ribeirinha no Amazonas

Uma iniciativa baseada em energia solar está transformando a realidade de uma comunidade ribeirinha...

Instituto oferece bolsas de estudo para impulsionar bioeconomia amazônica

O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia lançou o Desafio Bioinovação Amazônia,...

Roberto Cidade e Serafim Corrêa oficializam chapa para eleição indireta no Amazonas

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) recebeu, nesta quarta-feira (15), o primeiro...