O prefeito de Parintins, Bi Garcia (União Brasil,) pediu à Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) para que seja promulgada uma lei instituindo o feriado estadual do Festival Folclórico de Parintins.
De acordo com a proposta, o feriado seria estabelecido na segunda-feira seguinte à disputa folclórica dos bois Garantido e Caprichoso. Atualmente, o festival ocorre no último final de semana do mês de junho.
No dia proposto pelo prefeito, acontece em Parintins a apuração dos três dias de apresentação dos bois na arena. Após o anúncio do boi campeão, a cidade celebra novamente, dividida entre as cores azul e vermelha.
O objetivo desse feriado é proporcionar a oportunidade para que todos os amazonenses possam participar das três noites de festividade, afirmou Bi Garcia.O apelo do prefeito ao Legislativo foi feito durante uma sessão especial da Assembleia em homenagem ao festival de Parintins, realizada no dia 1º de junho.
Proposta representada por Mayra Dias
A proposta foi encaminhada pela deputada estadual Mayra Dias, do partido Avante, que tem Parintins como sua principal base eleitoral.
A solenidade contou com a presença de artistas dos bois-bumbás, que também foram homenageados durante o evento.
Leia mais:
Festival dos bois vai ter lançamento nacional, anuncia governo
Com informações da Gazeta da Amazônia*