quarta-feira, julho 2, 2025
More
    HomeCotidianoSociedadeDesemprego está no menor nível já registrado em 14 estados, diz IBGE

    Desemprego está no menor nível já registrado em 14 estados, diz IBGE

    Publicado em

    Para 14 estados, o ano de 2024 terminou com o menor nível de desemprego já registrado pela série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, que começou em 2012. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (14) pelo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).A nível nacional, o IBGE registrou a taxa média de 6,6% de desemprego, em 2024, conforme já havia sido divulgado pelo IBGE. No Amazonas, um dos estados com desemprego em baixo nível histórico, o índice foi de 8,4%.

    O recorde de baixa no nível de ocupação foi atingido nas seguintes localidades:

    • Rio Grande do Norte (8,5%)
    • Amazonas (8,4%)
    • Amapá (8,3%)
    • Alagoas (7,6%)
    • Maranhão (7,1%)
    • Ceará (7%)
    • Acre (6,4%)
    • São Paulo (6,2%)
    • Tocantins (5,5%)
    • Minas Gerais (5%)
    • Espírito Santo (3,9%)
    • Mato Grosso do Sul (3,9%)
    • Santa Catarina (2,9%)
    • Mato Grosso (2,6%)

    Pesquisa do IBGE

    A pesquisa do IBGE apura o comportamento no mercado de trabalho para pessoas com 14 anos ou mais e leva em conta todas as formas de ocupação, seja emprego com ou sem carteira assinada, temporário e por conta própria, por exemplo. São visitados 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal.

    As maiores taxas médias de 2024 foram apontadas na Bahia (10,8%), Pernambuco (10,8%) e Distrito Federal (9,6%).

    Menor desemprego

    Por regiões, o Norte (7%), Sudeste (6,4%), Sul (4,2%) e Centro-Oeste (5,4%) alcançaram os menores níveis de desocupação desde o início da série histórica.

    Já no Nordeste, a taxa ficou em 9%, a menor desde 2015, porém acima do recorde mínimo de 8,6%, atingido em 2014.

    Taxa de informalidade

    O IBGE revelou que ao longo do ano passado, a taxa de informalidade no país foi de 39% da população ocupada, sendo as maiores médias no Pará (58,1%), Piauí, (56,6%) e Maranhão (55,3%).

    As menores ficaram localizadas em Santa Catarina (26,4%), Distrito Federal (29,6%) e São Paulo (31,1%).

    *Com informações da Agência Brasil

     

    Últimos Artigos

    Caprichoso vence desafio de doação de sangue no Hemoam

    Campanha Junho Azul e Vermelho 2025 bate recorde com mais de 6 mil doadores...

    Cheia histórica do Rio Negro: Prefeito reforça ações de monitoramento

    Nível do rio sobe quase 17 metros em nove meses e aciona força-tarefa da...

    Amazonas sobe no ranking de competitividade e assume liderança

    O estado do Amazonas alcançou a 11ª colocação no Ranking de Competitividade dos Estados,...

    Fiscalização de CACs passa a ser responsabilidade da PF a partir de hoje (1)

    A responsabilidade pelo registro das licenças e fiscalização do grupo denominado como "colecionadores, atiradores...

    Mais artigos como este

    Caprichoso vence desafio de doação de sangue no Hemoam

    Campanha Junho Azul e Vermelho 2025 bate recorde com mais de 6 mil doadores...

    Cheia histórica do Rio Negro: Prefeito reforça ações de monitoramento

    Nível do rio sobe quase 17 metros em nove meses e aciona força-tarefa da...

    Amazonas sobe no ranking de competitividade e assume liderança

    O estado do Amazonas alcançou a 11ª colocação no Ranking de Competitividade dos Estados,...