HomeCotidianoDesemprego atinge recorde de 14,4 milhões de brasileiros

Desemprego atinge recorde de 14,4 milhões de brasileiros

Publicado em

O desemprego no Brasil atingiu 14,4% no trimestre encerrado em fevereiro, segundo divulgou nesta sexta-feira (30) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o número de desempregados foi estimado em 14,4 milhões – recorde da série histórica iniciada em 2012.

“O resultado representa uma alta de 2,9%, ou de mais 400 mil pessoas desocupadas frente ao trimestre anterior (setembro a novembro de 2020)”, informou o IBGE.

Em 1 ano, o número de desempregados no Brasil aumentou 16,9%, com um acréscimo de 2,1 milhões de pessoas na busca por um trabalho.

população desalentada (quem desistiu de procurar uma oportunidade no mercado de trabalho) também atingiu patamar recorde, reunindo 6 milhões de pessoas.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). No levantamento anterior, referente ao trimestre encerrado em janeiro, a taxa de desemprego estava em 14,2%, atingindo 14,3 milhões de brasileiros.

Veja outros destaques da pesquisa:

  • população ocupada (85,9 milhões) ficou estável em relação ao trimestre móvel anterior e caiu 8,3%, (menos 7,8 milhões) frente ao mesmo trimestre de 2020;
  • A população subutilizada (32,6 milhões) ficou estável frente ao trimestre móvel anterior e cresceu 21,9% (mais 5,9 milhões) na comparação anual.

“Não houve, nesse trimestre, uma geração significativa de postos de trabalho, o que também foi observado na estabilidade de todas as atividades econômicas, muitas ainda retendo trabalhadores, mas outras já apontando um processo de dispensa como o comércio, a indústria e alojamentos e alimentação. O trimestre volta a repetir a preponderância do trabalho informal, reforçando movimentos que já vimos em outras divulgações – a importância do trabalhador por conta própria para a manutenção da ocupação”, afirmou a analista da pesquisa, Adriana Beringuy.

Perspectivas

Indicadores têm mostrado uma queda no ritmo da atividade econômica e do nível de confiança de empresários e consumidores neste começo de ano em meio ao agravamento da pandemia e endurecimento de medidas de restrição.

Nesta quinta-feira, o Brasil atingiu a marca de 400 mil mortos pelo coronavírus. Apesar de queda nas taxas de morte no momento, abril foi o mês mais letal e teve mais de 2 mil vítimas diárias.

Mesmo com o aumento do número de ocupados nos últimos meses, economistas avaliam que uma melhora mais consistente do mercado de trabalho só deverá ser observada no segundo semestre, mas a depender do avanço da vacinação e da redução das incertezas econômicas.

A média das projeções do mercado para o crescimento do PIB em 2021 está atualmente em 3,09%, abaixo da média global, segundo a última pesquisa Focus do Banco Central.

Leia mais:
Desemprego atinge 13,8 milhões de brasileiros e é recorde
AM aparece como 4º estado com maior desemprego segundo IBGE
Demitidos na pandemia podem ganhar cota extra do seguro-desemprego

Mais informações.

Últimos Artigos

Defensoria Pública e FUnATI abrem inscrições para curso Defensor Digital 60+ em Manaus

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e a Fundação Universidade Aberta da...

TCE-AM abre inscrições para cursos presenciais da Escola de Contas Públicas em março

A Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas...

Prefeito David Almeida reabre inscrições para moradias populares em Manaus na quinta-feira (11)

As inscrições para moradias populares em Manaus serão reabertas a partir desta quinta-feira (11),...

Carreta da Saúde oferece exames de imagem no Japiim até quinta-feira em Manaus

A Carreta da Saúde do Governo do Amazonas está oferecendo exames de imagem no...

Mais artigos como este

Defensoria Pública e FUnATI abrem inscrições para curso Defensor Digital 60+ em Manaus

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e a Fundação Universidade Aberta da...

TCE-AM abre inscrições para cursos presenciais da Escola de Contas Públicas em março

A Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas...

Prefeito David Almeida reabre inscrições para moradias populares em Manaus na quinta-feira (11)

As inscrições para moradias populares em Manaus serão reabertas a partir desta quinta-feira (11),...