HomePoderCarla Zambelli tem mandato cassado e está inelegível por 8 anos

Carla Zambelli tem mandato cassado e está inelegível por 8 anos

Publicado em

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou o mandato de deputada federal da deputada federal Carla Zambelli (PL) e também a tornou inelegível por oito anos a partir do pleito de 2022. A decisão, tomada em sessão realizada nesta quinta-feira (30), ocorreu por maioria de votos (5×2) dos desembargadores.

Abuso de poder político

De acordo com o TRE-SP, a deputada federal cometeu uso indevido dos meios de comunicação e a prática de abuso de poder político. A ação foi proposta pela também deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP), alegando que Zambelli divulgou informações inverídicas sobre o processo eleitoral de 2022.

Em nota, o TRE-SP afirmou que, de acordo com o voto vencedor, do desembargador Encinas Manfré, relator do processo, a parlamentar fez publicações para provocar o descrédito do sistema eleitoral e a disseminação de fatos inverídicos.

O magistrado destacou publicações da deputada com ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao sistema eleitoral brasileiro, a exemplo da divulgação, pela parlamentar, de uma falsa notícia de manipulação das urnas eletrônicas em Itapeva, no interior do estado.

“Não é demasiado se reconhecer que as condutas da representada alcançaram repercussão e gravidade aptas a influenciar na vontade livre e consciente do eleitor e em prejuízo da isonomia da disputa eleitoral. Portanto, realidades justificadoras da cassação do diploma de deputada federal e da declaração de inelegibilidade, sanções a ela impostas por prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação” disse, em seu voto o desembargador.

A deputada poderá recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Zambelli entrará com recurso

Em nota, publicada nas redes sociais, a deputada federal disse que irá ingressar com recursos cabíveis à decisão. “Hoje, o TRE-SP entendeu por anular os votos de 946.244 cidadãos paulistas e cassar meu mandato de deputada federal. Essa decisão não tem efeitos imediatos, e irei continuar representando São Paulo e meus eleitores até o encerramento dos recursos cabíveis”.

A deputada disse ainda que está sendo perseguida politicamente. “Fica claro que a (sic) perseguição política em nosso país, contra os conservadores, é visível como o Sol do meio-dia”.

*Com informações da Agência Brasil

 

Últimos Artigos

Setor de turismo alcança maior faturamento semestral em 15 anos

Receita de R$ 143,1 bilhões entre janeiro e junho de 2026 representa crescimento de...

Rio Negro termina agosto com nível 4,17 metros acima da cota de 2024

Em Manaus, as águas encerraram o mês em 24,19 metros, enquanto a vazante acumulada...

Mais de 42 mil pessoas passam por treinamento para atuar nas Eleições 2026 no Amazonas

Preparação organizada pelo TRE-AM combina atividades presenciais e on-line para equipes que trabalharão nos...

Último dia para aderir ao Novo Desenrola: renegociação de dívidas oferece descontos e uso do FGTS

Iniciativa do governo federal permite reestruturar débitos bancários em atraso com abatimentos expressivos e...

Mais artigos como este

Setor de turismo alcança maior faturamento semestral em 15 anos

Receita de R$ 143,1 bilhões entre janeiro e junho de 2026 representa crescimento de...

Rio Negro termina agosto com nível 4,17 metros acima da cota de 2024

Em Manaus, as águas encerraram o mês em 24,19 metros, enquanto a vazante acumulada...

Mais de 42 mil pessoas passam por treinamento para atuar nas Eleições 2026 no Amazonas

Preparação organizada pelo TRE-AM combina atividades presenciais e on-line para equipes que trabalharão nos...