HomePoderBrasilBolsonaro diz que seu partido pode ficar fora das eleições 2020

Bolsonaro diz que seu partido pode ficar fora das eleições 2020

Publicado em

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (21) que se não for possível a coleta eletrônica de assinaturas para o partido que pretende criar – Aliança pelo Brasil – a legenda ficará fora das eleições municipais de 2020. Bolsonaro se desfiliou do PSL na última terça-feira (19).

Bolsonaro disse, ainda, que aguarda posicionamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o assunto. O presidente conversou rapidamente com a imprensa ao deixar o Palácio do Alvorada na manhã desta quinta.

“Se for possível a eletrônica, a gente forma um partido para março. Se não for possível, eu não vou entrar em disputas municipais no ano que vem, estou fora”, disse Bolsonaro.

Para participar da eleição municipal de 2020, o novo partido precisa cumprir os requisitos exigidos – entre os quais a quantidade mínima de assinaturas – até março.

A nova legenda Aliança pelo Brasil já faz, nesta quinta-feira, a convenção de fundação. Bolsonaro participa do evento onde deve ser aclamado como primeiro presidente do partido.

“É um novo partido, que começa agora. Estamos aguardando decisão do TSE se pode a coleta de assinatura eletrônica. O voto pode, assinatura não pode? Não sei. De acordo com a decisão a gente vai saber se forma para março ou para o final do ano que vem”, afirmou. “Se porventura a coleta de assinaturas for física, é impossível você fazer em poucos meses”, declarou o presidente.

Bolsonaro afirmou que o governo não vai participar da criação do partido e que nenhum ministro vai integrar a nova legenda.

“Nenhum ministro vai entrar no partido. Nós não vamos ter a participação do governo na criação do partido. Esse é o mais importante. Para evitar a interpretação equivocada de que eu estou usando a máquina pública para formar o partido. Zero”, disse.

Assinatura eletrônica

Na última segunda-feira (18), o vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, se manifestou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a possibilidade da criação de partido político por meio da entrega de assinaturas eletrônicas.

Aliados do presidente Jair Bolsonaro defendem o método eletrônico para obtenção do número necessário de assinaturas para criação de um partido (cerca de 500 mil).

O número de assinaturas exigido é o equivalente a no mínimo 0,5% dos votos dados na última eleição para a Câmara dos Deputados, não computados os votos em branco e os nulos.

Reportagem do G1*

Últimos Artigos

‘Meu Pai Tem Nome’: Campanha oferece exames de DNA gratuitos no interior do AM

Defensoria Pública do Amazonas abre agendamentos presenciais e virtuais em 17 municípios para reconhecimento...

Bombeiros mantêm operação em tanques de estireno após vazamento em Manaus

Equipes trabalham desde a tarde de quarta-feira no Distrito Industrial para controlar a temperatura...

Celular Seguro ajuda a bloquear aparelho e contas após roubo

Serviço federal permite registrar previamente o smartphone e indicar pessoas de confiança para emitir...

MP amplia opções para produtores renegociarem dívidas rurais

Pacote permite refinanciamento de mais de R$ 100 bilhões em débitos, cria linhas com...

Mais artigos como este

‘Meu Pai Tem Nome’: Campanha oferece exames de DNA gratuitos no interior do AM

Defensoria Pública do Amazonas abre agendamentos presenciais e virtuais em 17 municípios para reconhecimento...

Bombeiros mantêm operação em tanques de estireno após vazamento em Manaus

Equipes trabalham desde a tarde de quarta-feira no Distrito Industrial para controlar a temperatura...

Celular Seguro ajuda a bloquear aparelho e contas após roubo

Serviço federal permite registrar previamente o smartphone e indicar pessoas de confiança para emitir...