HomePoderAmazonas reduz casos de malária em 14%

Amazonas reduz casos de malária em 14%

Publicado em

Os registros de malária no Amazonas tiveram queda de 14%. O Boletim Epidemiológico de Malária da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) aponta para o registro de 8.264 casos notificados da doença nos dois primeiros meses do ano passado, contra 7.399 no mesmo período deste ano.

O boletim epidemiológico destaca, também, que, no período de janeiro a 19 de março deste ano foram 8.959 casos de malária em todo o estado. Os municípios do Amazonas com maior número de casos da doença são: São Gabriel da Cachoeira (2.154), Manaus (1.172), Barcelos (472), Lábrea (375) e Carauari (364).

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, ressaltou que o Governo do Estado realiza um esforço em conjunto com os municípios para combater a doença, por meio de medidas de vigilância epidemiológica, diagnóstico oportuno e tratamento imediato.

“Nossa região é endêmica para malária. Deste modo, é importante manter as medidas protetivas individuais, como uso do mosquiteiro impregnado e repelentes. Esse é um esforço conjunto para que possamos combater o mosquito”, disse Rosemary.

Para o diretor técnico da FVS-AM, Cristiano Fernandes, malária é uma pauta importante na saúde pública do estado. “Os indicadores positivos de redução demonstram que, quando há compromisso da gestão municipal em reforçar as ações de vigilância, o resultado é quase imediato. No entanto, o trabalho deve ser contínuo, afinal foram registrados mais de 7 mil pessoas doentes, número ainda elevado”, avaliou o diretor.

De acordo com o chefe do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA-FVS), Elder Figueira, a redução dos casos de malária é esperada sazonalmente, devido ao período de cheia dos rios no Amazonas, no período de fevereiro a julho.

“No primeiro semestre do ano, é esperada a redução sazonal dos casos de malária, e justamente agora é necessária a intensificação da vigilância e controle dos primeiros casos, o que irá influenciar diretamente para a redução de notificações no segundo semestre no Estado”, afirmou.

Compromisso – O Governo do Amazonas, por meio da FVS-AM, realiza investimento de forma programada anualmente junto aos municípios, garantindo o abastecimento de insumos estratégicos, em parceria com o Ministério da Saúde, treinamentos e equipamento para o combate à malária no Amazonas.

Prevenção – A melhor forma de prevenção da doença é evitar a picada do mosquito. Entre as medidas protetivas individuais estão usar repelentes, calças e camisas de manga longa e evitar a permanência em igarapés no período de fim de tarde e início da noite, horário em que o mosquito é mais ativo para se alimentar.

Uma importante estratégia é a aplicação de inseticidas residuais nas paredes de imóveis localizados em áreas de transmissão ativa, portanto a permissão do morador é fundamental. O uso de mosquiteiros impregnados é uma estratégia amplamente adotada no Amazonas, com resultados comprovados em diversas regiões do mundo.

Leia mais:
Amazonas registra 52 mil casos de malária em dez meses
Pesquisa no AM desenvolve anticorpos e testes para detectar malária

Com informações da Susam*

Últimos Artigos

Governo do Amazonas entrega 800 títulos definitivos no Nova Cidade e amplia ações de regularização fundiária

O governador Roberto Cidade realizou, nesta quinta-feira (07/05), a entrega de 800 títulos definitivos...

Lula e Trump se reúnem na Casa Branca para discutir tarifas e minerais críticos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu, nesta quinta-feira (7/5), sua primeira visita...

Mães de recém-nascidos recebem treinamento de desengasgo no Dona Lindu em Manaus

Como parte da programação da Semana das Mães promovida pela Secretaria de Estado de...

Disputa por rotas do tráfico impulsiona alta de homicídios no interior do Amazonas, aponta estudo

A disputa por rotas do tráfico de drogas tem contribuído para o aumento dos...

Mais artigos como este

Governo do Amazonas entrega 800 títulos definitivos no Nova Cidade e amplia ações de regularização fundiária

O governador Roberto Cidade realizou, nesta quinta-feira (07/05), a entrega de 800 títulos definitivos...

Lula e Trump se reúnem na Casa Branca para discutir tarifas e minerais críticos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu, nesta quinta-feira (7/5), sua primeira visita...

Mães de recém-nascidos recebem treinamento de desengasgo no Dona Lindu em Manaus

Como parte da programação da Semana das Mães promovida pela Secretaria de Estado de...