HomeSaúdeAmazonas receberá mais 300 mil testes para detecção do novo coronavírus

Amazonas receberá mais 300 mil testes para detecção do novo coronavírus

Publicado em

O governador Wilson Lima anunciou, nesta segunda-feira (28/09), em Brasília, que o Governo Federal enviará ao Amazonas mais 300 mil testes do tipo RT-PCR para detecção do novo coronavírus. A parceria foi alinhada durante reunião com o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros.

“Estou com o secretário nacional de Vigilância em Saúde e nós estamos aqui fechando mais uma parceria importante no combate à Covid-19. O Governo Federal está nos repassando 300 mil kits para testagem, isso vai ser importante para nortear nossas ações no estado do Amazonas”, afirmou Wilson Lima, em vídeo publicado nas redes sociais.

De acordo com o secretário Arnaldo Medeiros, o RT-PCR, também conhecido como teste molecular, é o padrão ouro no diagnóstico laboratorial da Covid-19. A testagem por essa técnica é recomendada até o oitavo dia do início dos sintomas.

“Ele é fundamental porque você pega a doença no início, dá o diagnóstico no início da doença, isso é muito importante para conhecermos o comportamento da doença, para monitorarmos os contatos com eventuais contactantes da doença e com isso, entendermos como a doença se comporta no nosso país”, explicou Medeiros.

Na ocasião, Wilson Lima também reconheceu o suporte que o Ministério da Saúde tem dado ao Amazonas durante toda a pandemia. “Quero aproveitar aqui também para agradecer o empenho do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que tem sido importante nesse combate à Covid, e também do presidente Jair Bolsonaro, que tem tido uma visão diferenciada para o nosso estado”, acrescentou o governador.

Trabalho conjunto – Em Brasília, o governador esteve reunido, ainda, com o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, para reforçar as parcerias entre o Governo Federal e o Governo do Amazonas nas áreas de infraestrutura e segurança pública.

Outro tema do encontro foi o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Purus, que vai definir o ordenamento territorial nessa região do sul do Amazonas e a consequente redução do desmatamento ilegal naquela área.

Leia mais:
Sem dados de 16 municípios, novos casos de coronavírus caem a 247
Arthur propõe a Wilson decretar lockdown em Manaus por duas semanas
Coronavírus derruba 66% do faturamento do turismo no Amazonas

Com informações da Secom*

Últimos Artigos

Inscrições para o Fies terminam nesta sexta-feira

Programa oferece 44.867 vagas no segundo semestre de 2026 e permite financiar cursos presenciais...

Amazônia reúne destinos de natureza em nove estados brasileiros

Parques, rios, serras, praias fluviais, cachoeiras e territórios indígenas oferecem experiências de ecoturismo e...

OAB solicita a Moraes contato de Flávio Bolsonaro com o pai

Entidade argumenta que o senador também integra a defesa do ex-presidente e pede que...

SUS amplia acesso à insulina glargina para crianças e idosos

Medicamento de ação prolongada será disponibilizado gradualmente nas unidades básicas de saúde e pode...

Mais artigos como este

Inscrições para o Fies terminam nesta sexta-feira

Programa oferece 44.867 vagas no segundo semestre de 2026 e permite financiar cursos presenciais...

Amazônia reúne destinos de natureza em nove estados brasileiros

Parques, rios, serras, praias fluviais, cachoeiras e territórios indígenas oferecem experiências de ecoturismo e...

OAB solicita a Moraes contato de Flávio Bolsonaro com o pai

Entidade argumenta que o senador também integra a defesa do ex-presidente e pede que...