sábado, novembro 22, 2025
More
    HomePoderAM tem 622 candidatos, sendo 66% homens e 33% mulheres

    AM tem 622 candidatos, sendo 66% homens e 33% mulheres

    Publicado em

    O Amazonas tem 622 candidatos aos cargos majoritários e proporcionais na eleição deste ano, conforme dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) consolidados na noite desta segunda-feira (15), com o fim do prazo para registro de candidaturas. Segundo o TSE, 66% são homens e 33% são mulheres.

    São 8 candidatos a governador 8 oito vices, 7 a senador com os respectivos suplentes (7) e mais 7 2º suplentes, 162 a deputado federal e 423 a deputado estadual.

    Neste ano, o total de candidaturas a governador, vice, senador e suplentes, deputado federal e deputado estadual sofreu queda em relação aos dois últimos anos. Conforme a série histórica, em 2006 o Amazonas teve 504 candidatos; em 2010, foram 535 candidaturas; na eleição de 2014, 759 postulantes; e no pleito de 2018, 855 pretendentes.

    Além da fusão de partidos, como ocorreu com o DEM e o PSL para a criação do União Brasil, e a incorporação de agremiações políticas, como ocorreu com o PSH e o Podemos, a formalização de federações, como o PT-PV-PCdoB e PSDB-Cidadania, para a disputa deste ano são alguns dos fatores que geraram a redução de candidatos.

    Em relação ao perfil dos candidatos, 17,55% (109) declararam ser empresários, 6,12% (38) disseram que são advogados, 4,67% (29) são policiais militares, 4,67% (29) declararam ser vereadores e 4,51% (29) informaram que são deputados. Os candidatos que afirmam ter outras profissões somaram 14,33% (89).

    Em relação a faixa etária, 135 candidatos têm entre 45 e 49 anos; 106 têm entre 40 e 44 anos; 75 têm entre 55 e 59 anos; 74 têm entre 50 e 54 anos. Sobre a cor/raça, 58,94% (366) disseram que são pardos, 31,56% (196) informaram ser brancos, 6,28% (39) declararam ser pretos, e 2,9% (18) são indígenas.

    Em relação ao grau de instrução, 58,29% (362) têm ensino superior completo; 27,38% (170), ensino médio completo; 7,73% (48), ensino superior incompleto; 2,25% (14), ensino fundamental incompleto e 2,09% (13), ensino fundamental completo. Sobre o estado civil, 52% é casado; 35%, solteiro; 10%, divorciado; e 3%, viúvo.

    Neste ano, nenhum candidato usou o nome social.

    Leia mais:
    Campanha eleitoral começa na terça; 11 presidenciáveis no páreo
    Primeiro dia de campanha de Wilson será de madrugada
    Wilson Lima mostra força política ao reunir 10 partidos em convenção

    Mais informações.

    Últimos Artigos

    ‘Defensoria Tá Na Área’ leva atendimento jurídico gratuito à comunidade

    A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza, no dia 25 de novembro,...

    Lula indica Jorge Messias para ocupar vaga de ministro no STF

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou, nesta quinta-feira (20), a indicação...

    Trump zera tarifas do Brasil, após progresso nas negociações entre Washington e Brasília

    Medida anunciada pela Casa Branca elimina taxa de 40% sobre produtos agrícolas brasileiros, prometendo...

    Primeiro navio da temporada 2025 chega ao Amazonas

    A temporada 2025 de cruzeiros no Amazonas será aberta oficialmente nesta segunda-feira (24/11) com...

    Mais artigos como este

    ‘Defensoria Tá Na Área’ leva atendimento jurídico gratuito à comunidade

    A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza, no dia 25 de novembro,...

    Lula indica Jorge Messias para ocupar vaga de ministro no STF

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou, nesta quinta-feira (20), a indicação...

    Trump zera tarifas do Brasil, após progresso nas negociações entre Washington e Brasília

    Medida anunciada pela Casa Branca elimina taxa de 40% sobre produtos agrícolas brasileiros, prometendo...