HomeCotidianoALERTA: ameaças de garimpeiros no Rio Madeira

ALERTA: ameaças de garimpeiros no Rio Madeira

Publicado em

Além das ações dos piratas que dominam e aterrorizam os rios do Amazonas, as empresas de transporte de cargas do estado estão enfrentando mais uma ameaça para manter o abastecimento de Manaus, e dos municípios do interior, com produtos como alimentos e combustível: os garimpeiros ilegais que ocupam principalmente a bacia do Rio Madeira, no sul do estado.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma), após a operação realizada pela Polícia Federal no último dia 12 na região e que resultou na inutilização de balsas e equipamentos usados para dragar o rio, grupos de garimpeiros passaram a ameaçar diretamente – e em redes sociais e grupos de aplicativos de mensagens – a segurança das embarcações regulares que fazem as rotas para os municípios do Madeira, e também entre Porto Velho (RO) e Manaus em represália.

Diante da insegurança para manter as atividades e dos riscos para a vida dos tripulantes, das populações ribeirinhas e de um grave acidente, o vice-presidente da entidade, Madson Nóbrega afirmou que o Sindarma irá encaminhar aos órgãos de segurança estaduais e federais solicitação para reforço imediato da fiscalização e vigilância.

“É mais um problema grave e urgente que temos que enfrentar diariamente porque as ameaças estão cada vez mais constantes e além das vidas envolvidas, ainda há o risco de um acidente ambiental irreversível de grandes proporções caso eles resolvam atacar uma embarcação com milhões de litros de combustível, como já ameaçaram repetidas vezes”, alertou Nóbrega.

O dirigente do Sindarma acrescentou que teme que se repitam nos rios do Amazonas, o que aconteceu na BR-319, logo depois da operação policial, quando garimpeiros atearam fogos em pneus e fecharam o acesso da ponte que liga o Amazonas a Rondônia, na entrada de Porto Velho.

“Eles já estão fechando trechos importantes do rio com paredões de balsas e dificultando a passagem das embarcações, inclusive ameaçando os tripulantes com armas. As empresas de navegação estão fazendo sua parte para manter o abastecimento e o transporte de cargas, mas o cenário tende a se agravar ainda mais e comprometer a segurança de todo o Madeira”.

Leia mais:
Piratas do rio já roubaram mais de 1,5 milhão de litros de combustível

Com informações da Assessoria*

Últimos Artigos

Defensoria abre seleção para residência jurídica com bolsa de R$ 2,5 mil

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) está com inscrições abertas para o...

Conflitos no campo aumentam 140% no Amazonas em 2026, aponta CPT

O Amazonas registrou aumento de 140% nas ocorrências de conflitos no campo no primeiro...

Lula sanciona lei que amplia licença-paternidade para até 20 dias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta terça-feira (31), a Lei nº...

Marinha e SGB estudam origem das águas dos rios da Amazônia

A Marinha do Brasil (MB) e o Serviço Geológico do Brasil (SGB) concluíram com...

Mais artigos como este

Defensoria abre seleção para residência jurídica com bolsa de R$ 2,5 mil

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) está com inscrições abertas para o...

Conflitos no campo aumentam 140% no Amazonas em 2026, aponta CPT

O Amazonas registrou aumento de 140% nas ocorrências de conflitos no campo no primeiro...

Lula sanciona lei que amplia licença-paternidade para até 20 dias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta terça-feira (31), a Lei nº...