HomePoderAleam aprova reajuste de 8% para os servidores da Educação do AM

Aleam aprova reajuste de 8% para os servidores da Educação do AM

Publicado em

Na manhã desta terça-feira (20/06), os deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovaram o reajuste salarial dos servidores da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) em 8% sobre a data-base de 2022. O projeto teve voto contrário da deputada Mayra Dias (Avante) e Wilker Barreto (Cidadania).

Na última semana, o presidente da Aleam, Roberto Cidade (União Brasil), chegou a informar que o projeto ainda não estava pronto para ser votado.

A Mensagem Governamental nº041/2023 já tramitava pela Casa com regime de urgência e agora segue para sanção do Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima.

Entenda o que muda

Com a proposta, ficam reajustados, a contar do dia 1º de março de 2023, o percentual de 8%, referente à data-base de 2022.

A propositura pretende ainda promover a alteração do Plano de Cargos, onde os servidores
poderão trabalhar em regime complementar, até o máximo de 40 (quarenta) horas semanais, de acordo com a necessidade, recebendo, para tanto, vencimento proporcional à carga horária trabalhada complementarmente.

Há a garantia do regime complementar para coordenadores distritais e regionais de educação, além dos secretários escolares da Seduc. Até então o Plano de Cargos previa o regime complementar apenas para professores, pedagogos e servidores atuando nas funções de gestor escolar e assessor de gestão educacional.

O reajuste valerá para todos os profissionais da educação:

  • professores e pedagogos (20h e 40h);
  • nível superior (bibliotecário, nutricionista, estatístico, assistente social, psicólogo,  técnico de nível superior, contador, fonoaudiólogo e engenheiro);
  • nível médio (assistente técnico e operacional); e
  • nível fundamental (auxiliar administrativo, auxiliar de biblioteca, auxiliar operacional, auxiliar de serviços gerais, motoristas, merendeiros e vigias).

Leia mais:
Trabalhadores da educação de Manaus podem ter piso acima do nacional
Governador anuncia reajuste de 8% da data-base de 2022 para servidores da Educação
Professores rejeitam proposta de Governo e mantêm greve no AM

Com informações da Gazeta da Amazônia*

Últimos Artigos

UFAM abre edital do PIBIC 2026-2027 com 1.270 bolsas de iniciação científica

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação...

Escola de Contas do TCE-AM abre ano letivo de 2026 com meta de se tornar Escola Superior

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou, na manhã desta quinta-feira (5), a...

Prêmio Destaque na Iniciação Científica do CNPq abre inscrições até 26 de março

Estão abertas até o dia 26 de março as inscrições para a 23ª edição...

Tadeu de Souza descarta pré-candidatura ao Governo do Amazonas em 2026

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (PP), descartou qualquer possibilidade de disputar as...

Mais artigos como este

UFAM abre edital do PIBIC 2026-2027 com 1.270 bolsas de iniciação científica

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação...

Escola de Contas do TCE-AM abre ano letivo de 2026 com meta de se tornar Escola Superior

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou, na manhã desta quinta-feira (5), a...

Prêmio Destaque na Iniciação Científica do CNPq abre inscrições até 26 de março

Estão abertas até o dia 26 de março as inscrições para a 23ª edição...