A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) derrubou o veto do Governo a um Projeto de Lei (PL) que dispõe sobre o mês de campanha de imunização obrigatória contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) nas escolas estaduais e municipais.
De acordo com o texto da Mensagem do Governo, o projeto que é de autoria do atual deputado federal Sidney Leite (PSD), foi vetado porque já existe lei que institui uma campanha relacionada ao tema no estado.
A derrubada do veto foi defendida pelo presidente do Parlamento Estadual, deputado Josué Neto (PSD). Ele usou a tribuna para defender a proposta, enfatizando que o que existe é uma campanha e o projeto do ex-deputado estadual definia um mês para intensificar a campanha.
O deputado disse que será criado com o projeto um mês para que se tenha um maior foco nas campanhas nas escolas municipais e estaduais, gerando uma maior conscientização.
Outros deputados também se manifestaram a favor da derrubada do veto, como a 2 ͣ vice-presidente da Aleam e presidente da Comissão de Saúde, deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro (PP), e o deputado Dermilson Chagas (PP). O projeto havia recebido parecer favorável da Comissão de Educação, sob a relatoria da deputada estadual Therezinha Ruiz (PSDB).