HomeAmazôniaAlckmin garante que ZFM está no plano de reindustrialização

Alckmin garante que ZFM está no plano de reindustrialização

Publicado em

De acordo com o vice, a reindustrialização terá foco em investimentos no meio ambiente para uma indústria verde

Ao tomar posse nesta quarta-feira (4) como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), disse que a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) vai trabalhar pela reindustrialização do país.

Com a recriação da pasta, a Suframa voltar a ser um órgão integrante. A autarquia estava vinculada ao Ministério da Economia no governo de Bolsonaro.

“Apex, Inmetro, ABTI, Suframa, inpi, nosso BNDES e o Sebrae juntos com o novo ministério trabalharão para levar adiante o grande e inovador programa de reindustrialização, de expansão do comércio e de fortalecimento dos serviços no Brasil”, disse.

De acordo com o vice, a reindustrialização terá foco em investimentos no meio ambiente para uma indústria verde, tecnologia e valor agregado a produtos exportados, economia criativa, social, inclusiva e sustentável. A inclusão se dará em três sentidos; social, econômico e político.

“A reindustrialização é essencial para que possa ser retomado o desenvolvimento sustentável e que essa retomada ocorra sob o único prisma que a legitima, o da justiça social”, afirmou.

Alckmin também fez alusão ao trabalho integrado com os ministérios do Meio Ambiente e de Ciência e Tecnologia.

“O novo ministério contará com uma secretaria de economia verde, descarbonização e bioindústria. Trabalharemos em parceria com nossa querida ministra Marina Silva, essa é uma agenda prioritária, inclusive, para assegurar a competitividade do produto nacional no comércio mundial”, disse.

Para ele, a sustentabilidade é ponto de partida de toda política industrial, a sócio biodiversidade será o ponto de partida da nova política industrial.

“Algumas frentes que serão exploradas no desenho de programas dessa natureza incluem, por exemplo, o complexo industrial da saúde, energias renováveis, hidrogênio verde, mobilidade, como alguns exemplos. Esses desafios podem servir de missões organizadoras para uma estratégia de política de desenvolvimento industrial”.

Biotecnologia

A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, afirmou que a pasta dará prioridade à estruturação de um programa integrado de desenvolvimento da Amazônia, com foco na biotecnologia e na exploração sustentável da biodiversidade da região.

Leia mais:
Explicando: Reforma Tributária Zona Franca de Manaus
Moraes suspende redução do IPI para produtos da Zona Franca
Governo do AM ingressa com nova ação em defesa da ZF no STF

Mais informações.

Últimos Artigos

Brasil coloca ajuda humanitária à Venezuela à disposição após terremotos

A ajuda humanitária à Venezuela ganhou reforço do governo brasileiro após os terremotos que...

Cazé TV quebra recorde global de audiência no YouTube com jogo do Brasil

Canal atingiu 17,8 milhões de dispositivos conectados simultaneamente durante a partida contra a Escócia...

Níveis dos rios do Amazonas desaceleram e SGB confirma estabilização da cheia

O avanço da cheia dos rios do Amazonas perdeu intensidade nas principais bacias hidrográficas...

Gonet vê ausência de elementos para apontar falta grave de Bolsonaro em caso de arma apreendida

Procurador-geral afirma ao STF que investigação ainda precisa ser concluída antes de qualquer avaliação...

Mais artigos como este

Brasil coloca ajuda humanitária à Venezuela à disposição após terremotos

A ajuda humanitária à Venezuela ganhou reforço do governo brasileiro após os terremotos que...

Cazé TV quebra recorde global de audiência no YouTube com jogo do Brasil

Canal atingiu 17,8 milhões de dispositivos conectados simultaneamente durante a partida contra a Escócia...

Níveis dos rios do Amazonas desaceleram e SGB confirma estabilização da cheia

O avanço da cheia dos rios do Amazonas perdeu intensidade nas principais bacias hidrográficas...