quarta-feira, agosto 27, 2025
More
    HomePoderAmazonasWilson Lima discute Fundo Amazônia e bioeconomia com delegação alemã que visita...

    Wilson Lima discute Fundo Amazônia e bioeconomia com delegação alemã que visita o Amazonas

    Publicado em

    O governador do Amazonas, Wilson Lima, recebeu, nesta sexta-feira (20/09), na sede do Governo, na Compensa II, zona oeste de Manaus, uma delegação da Alemanha que visita o Estado. Wilson Lima agradeceu as parcerias desenvolvidas com o país europeu, um dos principais financiadores do Fundo Amazônia, em projetos ambientais.

    “Nós não abrimos mão do Fundo. Já nos posicionamos em relação a isso junto ao Governo Federal e demais governadores da Amazônia Legal. Esperamos que essa questão se resolva o mais breve possível porque os recursos do Fundo Amazônia são importantíssimos para o desenvolvimento de projetos aqui no Estado”, afirmou Wilson Lima. O governador enfatizou que o Estado tem projetos junto ao banco alemão KfW.

    O vice-secretário do Ministério de Alimentação e Agricultura do Governo Alemão, Friedrich Wacker, informou que na semana que vem ministros da Alemanha irão reunir com ministros brasileiros para discutir a relação entre os países e questões como o Fundo Amazônia. Ele destacou que há uma perspectiva de se criar parcerias com o Amazonas para o desenvolvido da bioeconomia.

    O governador Wilson Lima aproveitou para enfatizar o interesse em fomentar essa atividade. “Nós temos um potencial muito grande para fomentar a bioeconomia e estamos trabalhando no sentido de termos de forma efetiva uma economia sustentável, que agregue ao pequeno produtor e possa gerar emprego e renda tanto na capital quanto no interior. Temos como usar melhor nossos recursos e transformá-los em produtos acabados com o uso da tecnologia. Queremos estreitar nossa relação com Alemanha nesse sentido”, destacou o governador.

    O secretário de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Jorio Veiga, recebeu a delegação e apresentou alguns projetos aos alemães. “Fomos ao Tumbira, até a Comunidade do Inglês, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do rio Negro, e eles conseguiram ver de perto como é aplicado o dinheiro que eles repassam, por meio do Fundo Amazônia”, explicou o secretário.

    “É uma delegação de altíssimo nível do governo alemão, que tomou a decisão de vir ver com seus próprios olhos, porque as mensagens que chegam até lá são de vários tipos e nem sempre são boas. Ao vir aqui escutar as pessoas faz com que eles tenham uma visão do que realmente acontece”, completou Jorio Veiga.

    Na delegação alemã estava, ainda, a diretora da Unidade de Bioeconomia do Ministério de Ciência e Educação, Andrea Noske; o coordenador do Departamento de Bioeconomia do Ministério da Alimentação e Agricultura, Tilman Schachtsiek; coordenadora das Américas, Cooperação Internacional do Ministério de Alimentação e Agricultura, além de integrantes da Embaixada e do Consulado da Alemanha.

    Com informações da Secom*

    Últimos Artigos

    Polícia prende suspeito de ameaçar influenciador Felca

    A Polícia Civil de São Paulo prendeu, na manhã desta segunda-feira (25), um homem...

    Planos de saúde são investigados pelo MPAM por transferência de pacientes ao SUS

    Planos de saúde que estariam transferindo pacientes para o SUS no Amazonas durante a...

    Carretas da Saúde oferecem mais de 3 mil exames gratuitos em Manaus e Manacapuru

    As Carretas da Saúde do Governo do Amazonas ampliam o atendimento esta semana, com...

    Inscrições para PcD no festival #SouManaus 2025 já estão abertas, anuncia David Almeida

    O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou neste domingo (24/8), no coreto da praça...

    Mais artigos como este

    Polícia prende suspeito de ameaçar influenciador Felca

    A Polícia Civil de São Paulo prendeu, na manhã desta segunda-feira (25), um homem...

    Planos de saúde são investigados pelo MPAM por transferência de pacientes ao SUS

    Planos de saúde que estariam transferindo pacientes para o SUS no Amazonas durante a...

    Carretas da Saúde oferecem mais de 3 mil exames gratuitos em Manaus e Manacapuru

    As Carretas da Saúde do Governo do Amazonas ampliam o atendimento esta semana, com...