HomeDestaquesHospital Platão Araújo alerta para lesões ortopédicas no Carnaval

Hospital Platão Araújo alerta para lesões ortopédicas no Carnaval

Publicado em

As lesões ortopédicas estão entre os problemas de saúde mais comuns durante o Carnaval, período marcado por longas caminhadas, horas em pé e intensa atividade física nas ruas. O Hospital e Pronto-Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, em Manaus, registra aumento na procura por atendimento relacionado a entorses, inflamações e contusões nessa época do ano.

De acordo com a unidade, os casos mais frequentes são entorses de tornozelo, fascite plantar — inflamação da fáscia, tecido que liga o calcanhar aos dedos —, tendinites nos membros inferiores, metatarsalgia (dor na parte da frente do pé), além de quedas provocadas por instabilidade.

A unidade integra a rede da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Uso inadequado de calçados está entre as principais causas

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a prevenção é fundamental para evitar que a diversão seja interrompida por problemas de saúde. “Carnaval é uma época de alegria e diversão, que não deve ser comprometida por algo que poderia ser prevenido, a partir de cuidados simples”, destacou.

O gerente de Reabilitação do hospital, o fisioterapeuta Victor Azevedo, explica que o uso inadequado de sapatos é uma das principais causas das ocorrências atendidas no período carnavalesco.

Ele afirma que dores na sola do pé, cansaço muscular e leve inchaço nos tornozelos podem ser considerados normais após a folia, com melhora em até 48 horas. Entretanto, alguns sinais exigem avaliação médica imediata:

  • Dor intensa ou progressiva

  • Inchaço com dificuldade para apoiar o pé no chão

  • Dor localizada no calcanhar ou tornozelo

  • Sensação de estalo ou instabilidade

“Nesses casos, buscar atendimento rapidamente é fundamental para evitar agravamento das lesões e garantir uma recuperação segura”, orienta.

Qual o melhor calçado para evitar lesões ortopédicas no Carnaval?

Do ponto de vista ortopédico, o calçado mais indicado para acompanhar blocos e bandas de rua é o tênis fechado, estável e com bom amortecimento. Esse tipo de calçado ajuda a:

  • Proteger contra impactos repetitivos

  • Reduzir a instabilidade do tornozelo

  • Diminuir a sobrecarga nas articulações dos pés, joelhos e coluna

  • Evitar traumas diretos, como pisões e quedas de objetos

Apesar disso, o especialista alerta que tênis em más condições também podem provocar problemas. Modelos antigos, com amortecimento desgastado, solado liso ou tamanho inadequado aumentam o risco de escorregões, bolhas, compressão dos pés, dormência, dores no tendão de Aquiles e sobrecarga nos joelhos e na região lombar.

O uso de sandálias, rasteirinhas e chinelos não é recomendado, pois oferecem pouca proteção e estão associados a maior incidência de entorses, quedas, sobrecarga da fáscia plantar, tendinites, cortes e dor intensa ao final do dia.

Segundo o hospital, esses calçados não absorvem impacto, não estabilizam o calcanhar e exigem esforço excessivo da musculatura dos pés para se manterem firmes.

Últimos Artigos

Manaus confirma Maratona Internacional 2027 em formato inédito de dois dias

Com corridas distribuídas entre sábado e domingo de Páscoa, evento amplia opções de percursos...

Operação da PCDF desarticula grupo extremista que articulava ataques em Brasília

Ações coordenadas a partir de redes sociais visavam prédios públicos da capital federal no...

CNJ aprova o fim da aposentadoria compulsória para juízes

Magistrados punidos por infrações graves não contarão mais com a aposentadoria compulsória mantida pelo...

Medida provisória injeta recursos em fundos de crédito e habitação

Governo federal renova regras dos programas Novo Desenrola Brasil e Minha Casa, Minha Vida...

Mais artigos como este

Manaus confirma Maratona Internacional 2027 em formato inédito de dois dias

Com corridas distribuídas entre sábado e domingo de Páscoa, evento amplia opções de percursos...

Operação da PCDF desarticula grupo extremista que articulava ataques em Brasília

Ações coordenadas a partir de redes sociais visavam prédios públicos da capital federal no...

CNJ aprova o fim da aposentadoria compulsória para juízes

Magistrados punidos por infrações graves não contarão mais com a aposentadoria compulsória mantida pelo...