Prosai Parintins avança para uma nova fase com a previsão de início, ainda no primeiro semestre de 2026, das obras de construção das unidades habitacionais, do novo Mercado Municipal e do Espaço Comunitário no município de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus. As intervenções integram o Programa de Saneamento Integrado (Prosai) e fazem parte de um conjunto de investimentos estruturantes do Governo do Amazonas.
As ações são executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), e têm como foco a melhoria da qualidade de vida da população, aliando saneamento, habitação, desenvolvimento econômico e inclusão social.
Licitação deve ser lançada até fevereiro
De acordo com o cronograma do Governo do Amazonas, o edital de licitação das obras está previsto para ser publicado até o final de fevereiro de 2026. A assinatura do contrato e a emissão da ordem de serviço devem ocorrer até o fim de maio, permitindo o início efetivo das obras ainda neste semestre.
Obras de água e esgoto seguem em ritmo acelerado
Enquanto a fase de licitação avança, seguem em andamento as obras de implantação do novo sistema de abastecimento de água e da rede de esgoto no município. Segundo o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, a cidade já vem colhendo resultados positivos desde a entrega da primeira etapa do sistema.
“A cidade já está recebendo água de qualidade desde o ano passado, com a entrega da primeira fase da obra durante o Festival de Parintins. Agora, as obras em execução visam ampliar a capacidade da rede e garantir abastecimento 24 horas, mesmo em caso de interrupção de energia. Em relação à rede de esgoto, as obras também estão bastante avançadas”, afirmou.
Maior volume de investimentos no interior do Amazonas
Segundo Campêlo, os investimentos em Parintins representam o maior volume já registrado em um município do interior do Estado, reforçando o compromisso do Governo do Amazonas com o desenvolvimento regional.
“O Prosai Parintins é um programa transformador, que vai muito além do saneamento. Envolve habitação, geração de renda, fortalecimento da economia local e inclusão social. O objetivo é garantir infraestrutura de qualidade e espaços que promovam desenvolvimento e cidadania”, destacou.
Prosai Parintins prevê 504 moradias
Na área habitacional, o Prosai Parintins prevê a construção de 504 unidades habitacionais, sendo 248 nesta primeira etapa. Os apartamentos terão 50,33 metros quadrados, com dois quartos, sala de estar, cozinha, banheiro, varanda e vaga de estacionamento.
As unidades são adaptadas para Pessoas com Deficiência (PcDs) e contarão com infraestrutura moderna e urbanismo planejado. As moradias serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social que residem no perímetro das obras, garantindo mais segurança, dignidade e melhores condições de vida. As famílias receberão a titularidade do imóvel no momento da entrega das chaves.
Novo Mercado Municipal vai fortalecer a economia local
Outro destaque do programa é a construção do novo Mercado Municipal de Parintins, que será implantado na avenida José Esteves, em um terreno com área total de 2.519,20 metros quadrados. A área construída será de 1.842,88 m², incluindo o prédio principal do Mercado da Francesa, com 1.655,45 m², além de edificações anexas para serviços, depósitos de resíduos e de gás.
De acordo com Marcellus Campêlo, a nova estrutura vai impulsionar a economia local e garantir melhores condições sanitárias para a manipulação de alimentos.
“O novo Mercado Municipal foi projetado para atender permissionários do Mercado da Francesa, da Feira do Bagaço e ambulantes do entorno. A iniciativa fortalece as atividades comerciais, fomenta a produção local e gera novas oportunidades de renda”, explicou.
O espaço contará ainda com um reservatório de água em estrutura metálica, com capacidade para 52,12 metros cúbicos, assegurando o funcionamento adequado do mercado.
Espaço Comunitário vai oferecer serviços e cidadania
O Prosai Parintins também prevê a implantação de um Espaço Comunitário, que será construído na Rua Paraíba, em um terreno de 1.111,06 m². A edificação terá área construída de 398,02 m² e caráter multifuncional, destinada à oferta de serviços e atividades voltadas à promoção da cidadania.
O local também abrigará o Escritório de Apoio Local (ELO) da UGPE, funcionando como ponto de atendimento direto à população.


