HomeCotidianoTransporte público gratuito entra na pauta do Congresso

Transporte público gratuito entra na pauta do Congresso

Publicado em

Você já ouviu falar em transporte público universal e gratuito para todos? Essa é a proposta da PEC 25/23, de autoria da deputada Luiza Erundina (PSOL-SP) e outros. A PEC é assinada por 173 parlamentares. 

Na proposta, o transporte será financiado por um novo tributo e pelos recursos governamentais. Este novo tributo seria pago pelos donos de veículos e empregadores. Não sendo descartada, a possibilidade de utilização de recursos oriundos de fontes adicionais de custeio, como contribuições dos beneficiados pelo serviço público. 

De acordo com a deputada, o transporte público é um direito social, por isso deve ser assegurado pelo Estado, sem cobranças.  “Assim como acontece com outros direitos sociais, como a saúde e a educação, o Estado não pode impor barreiras, especialmente econômicas, para o exercício do direito ao transporte.”, afirma.

Cabe ressaltar que Luiza Erundina também é autora da proposta que incluiu o transporte entre os direitos sociais previstos na Constituição – Emenda Constitucional nº 90. Esta Emenda possibilitou a inclusão do serviço como direito e contribuiu para investimentos e melhoria na prestação do serviço. 

A PEC segue para análise em comissão especial, a ser criada. Para então seguir os trâmites da Câmara dos Deputados e Senado Federal. 

Entenda

De acordo com a PEC, as diretrizes que embasam o transporte urbano são:

  • universalidade, isto é, todos devem ter acesso;
  • gratuidade;
  • descentralização e cooperação entre as esferas de governo;
  • planejamento da rede de transporte de forma integrada e intermodal;
  • participação da sociedade civil no planejamento e fiscalização.

A deputada esclarece ainda que, atualmente, há uma baixa qualidade do serviço prestado, o que leva muitos usuários migrarem para o transporte individual. “Esse fenômeno reduz, consequentemente, a quantidade de usuários do sistema coletivo, o que exerce pressão pelo aumento das tarifas, pois essas constituem a principal fonte de financiamento do sistema. O aumento das tarifas, por fim, conduz mais usuários para o transporte individual”. Ela ressalta ainda que esse é um ônus que deve ser suportado por toda a sociedade. 

De acordo com o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), o transporte coletivo hoje, junto com a alimentação, representa quase todo o gasto das famílias de baixa renda e, que a gratuidade do mesmo não representaria uma “vantagem” aos mais pobres, já que essa classe paga proporcionalmente mais impostos que as ricas. 

Além dos 173 parlamentares, atuaram na construção da PEC: 

  • Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP; 
  • Instituto de Estudos Socioeconômicos – INESC; 
  • Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos – MDT; 
  • Movimento Passe Livre – MPL; 
  • Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – IDEC);
  • Especialistas (Lúcio Gregori, Mauro Zilbovicius; José Jairo Varoli e Márcia Gregori);
  • Parlamentares (Vereador Afrânio Boppré PSOLFlorianópolis/SC; Vereador Jean Ricardo PSB-Garopaba/SC; Deputado Estadual Maurici PT-SP); e 
  • Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana – SETRAM da Prefeitura do Município de São Paulo.

Como funciona na prática?

Hoje existem cerca de 70 cidades no Brasil que já atuam com a tarifa zero. Uma delas é a cidade de Maricá, no interior do Rio de Janeiro. 

De acordo com a Empresa Pública de Transporte de Maricá, em 2022 os moradores economizaram mais de R$161 milhões, que puderam ser remanejados para outros consumos, estimulando a economia local. 

*com informações da Câmara dos Deputados

Leia mais:
Tecnologia torna transporte público mais eficiente em Manaus
Protesto contra aumento da tarifa de ônibus
Greve dos professores continua no Amazonas

Leia mais na Gazeta da Amazônia*

Últimos Artigos

Contestada pelo PL de Maria do Carmo, pesquisa no Amazonas tem autoria de instituto validado pelas urnas em 2024

O Instituto Projeta divulgou nesta segunda, 24, novo levantamento sobre a disputa pelo Governo...

Prefeito Renato Junior anuncia atrações do ‘#SouManaus Passo a Paço 2026’

O #SouManaus Passo a Paço 2026 foi lançado nesta segunda-feira (24) pelo prefeito de...

Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em diferentes zonas de Manaus

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Prefeitura de Manaus estão oferecendo atendimento...

Senai e Cetam ofertam mais de 19 mil vagas gratuitas no Amazonas

O Senai e Cetam oferecem, a partir desta segunda-feira (24), um total de 19.673...

Mais artigos como este

Contestada pelo PL de Maria do Carmo, pesquisa no Amazonas tem autoria de instituto validado pelas urnas em 2024

O Instituto Projeta divulgou nesta segunda, 24, novo levantamento sobre a disputa pelo Governo...

Prefeito Renato Junior anuncia atrações do ‘#SouManaus Passo a Paço 2026’

O #SouManaus Passo a Paço 2026 foi lançado nesta segunda-feira (24) pelo prefeito de...

Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em diferentes zonas de Manaus

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Prefeitura de Manaus estão oferecendo atendimento...