segunda-feira, dezembro 22, 2025
More
    HomePoderBrasilHaddad anuncia duas mulheres para presidir Banco do Brasil e Caixa

    Haddad anuncia duas mulheres para presidir Banco do Brasil e Caixa

    Publicado em

    O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou (30) duas mulheres para presidir os principais bancos públicos brasileiros – a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. São elas Tarciana Medeiros e Maria Rita Serrano, respectivamente. Ambas são funcionárias de carreira das instituições que irão presidir.

    Segundo Haddad, as duas já se reuniram com ele e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para discutir as prioridades do novo governo para os bancos públicos e se mostraram “completamente alinhadas” ao que foi apresentado.

    “Ambas estão bastantes animadas com as tarefas que lhes foram designadas pelo presidente da República”, disse Haddad ao anuncia-las a jornalistas em frente ao hotel onde Lula está hospedado em Brasília.

    Segundo Haddad, a prioridade será oferecer linhas de crédito para famílias de baixa renda endividadas. O futuro ministro da Fazendo acrescentou que trata-se “de colocar à disposição da população o que foi promessa de campanha, sobretudo no que diz respeito ao crédito”.

    Currículos

    Medeiros têm 22 anos de carreira no Banco do Brasil e agora, ela se torna a primeira mulher a presidir o Banco do Brasil em mais de duzentos de história da instituição, que foi fundada ainda na época do império, em 1808.

    Ela atualmente possui cargo de gerente-executiva na diretoria de Clientes do Banco do Brasil. Antes, ela foi superintendente comercial da BB Seguridade, subsidiária do banco. Formada em administração de empresas, é pós-graduada em gestão, marketing, liderança e inovação.

    Por dois anos, Medeiros esteve à frente de projetos de pós-venda na diretoria de Crédito e Empréstimos do BB, uma das áreas prioritárias em que o governo conta com a atuação do banco público de varejo logo nos primeiros momentos do novo governo.

    Serrano, por sua vez, tem 31 anos de Caixa Econômica Federal, sendo a atual representante dos empregados eleita para o Conselho de Administração do banco estatal, cargo que ocupa desde 2014. Ela já desempenhou diversas funções e foi, entre 2006 e 2012, presidente do Sindicato dos Bancários do ABC Paulista. Atualmente, ela é uma das líderes do movimento de defesa das empresas públicas.

    Leia mais:
    Indulto de Natal concedido por Bolsonaro beneficia militares
    STF suspende sessão pela derrubada do ‘orçamento secreto’
    Com Marina Silva e Tebet, Lula anuncia últimos 16 ministros do novo governo

    Últimos Artigos

    Marinha do Brasil abre 850 vagas para Escolas de Aprendizes-Marinheiros em 2026

    O concurso da Marinha do Brasil para as Escolas de Aprendizes-Marinheiros 2026 teve seu...

    TCE-AM aprova por unanimidade as contas da Aleam referentes a 2024

    O TCE-AM aprova contas da Aleam referentes ao exercício financeiro de 2024, sem ressalvas...

    Codam encerra 2025 com recorde de projetos industriais aprovados no Amazonas

    Codam encerrou 2025 com resultados históricos para o setor industrial do Amazonas. O governador...

    Hospital 28 de Agosto inaugura nova unidade de internação com atendimento 100% digital

    O Hospital 28 de Agosto passa a contar com uma nova Unidade de Internação...

    Mais artigos como este

    Marinha do Brasil abre 850 vagas para Escolas de Aprendizes-Marinheiros em 2026

    O concurso da Marinha do Brasil para as Escolas de Aprendizes-Marinheiros 2026 teve seu...

    TCE-AM aprova por unanimidade as contas da Aleam referentes a 2024

    O TCE-AM aprova contas da Aleam referentes ao exercício financeiro de 2024, sem ressalvas...

    Codam encerra 2025 com recorde de projetos industriais aprovados no Amazonas

    Codam encerrou 2025 com resultados históricos para o setor industrial do Amazonas. O governador...