HomeAmazôniaCasos de rabdomiólise aumentam no AM e governo intensifica ações

Casos de rabdomiólise aumentam no AM e governo intensifica ações

Publicado em

O Governo do Amazonas está intensificando as investigações dos casos de rabdomiólise registrados em nove cidades, por meio de uma grande força-tarefa com especialistas de diversas pastas da esfera estadual. Nesta sexta-feira (03), novas equipes de profissionais foram acompanhar in loco a ocorrência de casos em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), cidade com maior número de casos da doença, para identificar causas e formas de combate.

Ainda durante a manhã, as equipes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) participaram de uma reunião para alinhamento técnico sobre a ocorrência de casos na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Itacoatiara. Participaram técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

O médico infectologista da FMT-HVD, Antonio Magela, participou da reunião e deu orientação em relação aos procedimentos a serem adotados pelos agentes de saúde do município. Segundo o infectologista, desde o registro de aumento dos casos, o Governo tem somado todos os esforços para investigar minuciosamente a causa da doença e identificar formas de combater o surto.

“Sabendo que o sistema se encontra sensível, as equipes de vigilância estão atentas, no sentido de identificar os casos e trazer os pacientes para o tratamento mais precoce e adequadamente possível. As equipes de apoio e pesquisa, de vários órgãos, estão aqui com o objetivo de coletar dados e amostras para esclarecer a real causa de tudo isso”, destacou o infectologista.

Após a reunião, foi realizada uma visita ao Hospital Regional José Mendes, referência na cidade para casos de rabdomiólise. Lá as equipes estiveram com os pacientes internados com a doença e analisaram prontuários com objetivo de identificar possíveis causas do surto.

Coleta de amostras

Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) também realizam coleta de água e de peixes in natura em Itacoatiara para análise no laboratório com sede em Manaus.

A coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/FVS-RCP) Liane Souza destaca a importância da realização do trabalho de vigilância.

“A nossa função também é de capacitar, orientar os profissionais de saúde, principalmente o pessoal do núcleo de vigilância epidemiológica hospitalar que tem aqui dentro do hospital, sobre a realização dessas análises, desses casos, montar um banco de dados que vai servir para os nossos estudos, nossas pesquisas. Isso é de suma importância, ter tudo isso documentado”, explicou a coordenadora do Cievs.

Comunicados

Na quarta-feira (1º), a SES-AM e a FVS-RCP emitiram comunicados aos moradores de Itacoatiara, onde se concentra a maioria dos casos, nos quais restringe o consumo de peixes das espécies pirapitinga, pacu e tambaqui, de origem de pesca de rios e lagos, por um período de 15 dias. Os peixes de outras espécies e aqueles oriundos da piscicultura não estão incluídos na medida.

Setor primário

A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) também tem realizado trabalhos de busca ativa de casos em comunidades rurais no entorno da cidade e atuado na elaboração de medidas para diminuir os impactos no trabalho dos pescadores artesanais.

Casos

Conforme balanço divulgado pela SES-AM, na quinta-feira (02), o Amazonas já possui registros de rabdomiólise em nove municípios. Ao todo são 54 casos; somente em Itacoatiara houve a notificação de 36 casos, sendo um óbito.

Leia mais:
FVS confirma morte por doença da ‘urina preta’ em Itacoatiara

Rabdomiólise: Infectologista não recomenda suspensão do consumo de peixe
Wilson Lima anuncia mais de R$ 5 milhões para pavimentação

(*) Com informações da assessoria

Últimos Artigos

Festival de Parintins 2026: Veja a estreia de Caprichoso e Garantido na arena

O Festival de Parintins 2026 começa nesta sexta-feira (26), abrindo oficialmente a tradicional disputa...

Desemprego cai para 5,6% e atinge menor taxa histórica para o período

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 5,6% no trimestre móvel encerrado em...

Brasil coloca ajuda humanitária à Venezuela à disposição após terremotos

A ajuda humanitária à Venezuela ganhou reforço do governo brasileiro após os terremotos que...

Cazé TV quebra recorde global de audiência no YouTube com jogo do Brasil

Canal atingiu 17,8 milhões de dispositivos conectados simultaneamente durante a partida contra a Escócia...

Mais artigos como este

Festival de Parintins 2026: Veja a estreia de Caprichoso e Garantido na arena

O Festival de Parintins 2026 começa nesta sexta-feira (26), abrindo oficialmente a tradicional disputa...

Desemprego cai para 5,6% e atinge menor taxa histórica para o período

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 5,6% no trimestre móvel encerrado em...

Brasil coloca ajuda humanitária à Venezuela à disposição após terremotos

A ajuda humanitária à Venezuela ganhou reforço do governo brasileiro após os terremotos que...