quinta-feira, fevereiro 5, 2026
More
    HomeCotidianoPor segurança, postes de energia são desligados na Ponta Negra

    Por segurança, postes de energia são desligados na Ponta Negra

    Publicado em

    Com o rio Negro na marca de 30,02 metros, o recorde da maior cheia na capital, por medida de segurança, a Prefeitura de Manaus desligou parte da iluminação pública no calçadão inferior do Complexo Turístico Ponta Negra. A Unidade Gestora de Projetos de Energia (UGPM) fez o desligamento nas subestações na quarta-feira(16).

    Por decreto, o prefeito de Manaus, David Almeida, passou a permitir o acesso à praia nos dias úteis da semana, de segunda a sexta-feira, de 6h as 17h. Além das questões de enfrentamento da pandemia da Covid-19, o Amazonas vive agora a maior cheia do rio Negro. Com a enchente, a área de praia está reduzida, e os frequentadores devem respeitar as marcações feitas pelos salva-vidas do Corpo de Bombeiros, mantendo sua segurança.

    Salva-vidas estão na praia para prevenção e possível necessidade de resgate nas águas. Desde 2011, a praia não desaparece mais por completo sob as águas do Negro durante a enchente. Excepcionalmente este ano, com a enchente recorde de 30,02 metros, a água cobriu parcialmente uma área perto do calçadão inferior, próximo à escola de remo.

    A praia segue interditada nos finais de semana, feriados e pontos facultativos, e agentes de segurança, como Guarda Municipal e Polícia Militar, estão atuando para retirada de quem insiste em desrespeitar o uso correto no balneário. O parque é gerenciado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

    Segurança no rio

    A Prefeitura de Manaus ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio. Além do horário indicado para banho – até as 17h – e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas.

    Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e Bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.

    Mesmo com a flexibilização, a Prefeitura de Manaus alerta sobre a importância de proteção individual, com o uso de máscara, limpeza das mãos com lavagem e uso de álcool gel, além da manutenção do distanciamento mínimo.

    Leia mais:
    Rio Negro sobe ainda mais e bate novo recorde na cheia
    David Almeida anuncia vacinação em pessoas de 38 e 39 anos
    Governo do Amazonas aumentou em 154% oferta de leitos de UTI adulto

     

    (*) Com informações da assessoria

    Últimos Artigos

    UFAM divulga Primeira Chamada da Lista de Espera do PSC 2026

    A UFAM divulga Primeira Chamada da Lista de Espera do PSC 2026 para ingresso...

    TRE-AM inaugura nova Central de Atendimento ao Eleitor e amplia serviços em ano eleitoral

    O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) inaugurou, nesta segunda-feira (02/02), a nova Central...

    ANP impõe novas exigências para retomada de perfuração na Foz do Amazonas

    A ANP impõe condições para retomada de perfuração na Foz do Amazonas. A Agência...

    Dirigentes de Garantido e Caprichoso buscam apoio federal para o Festival de Parintins 2026

    O Festival de Parintins foi o tema central da reunião realizada nesta terça-feira (2...

    Mais artigos como este

    UFAM divulga Primeira Chamada da Lista de Espera do PSC 2026

    A UFAM divulga Primeira Chamada da Lista de Espera do PSC 2026 para ingresso...

    TRE-AM inaugura nova Central de Atendimento ao Eleitor e amplia serviços em ano eleitoral

    O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) inaugurou, nesta segunda-feira (02/02), a nova Central...

    ANP impõe novas exigências para retomada de perfuração na Foz do Amazonas

    A ANP impõe condições para retomada de perfuração na Foz do Amazonas. A Agência...