sexta-feira, fevereiro 6, 2026
More
    HomePoderAudiência na Aleam discute terceira onda da Covid no Amazonas

    Audiência na Aleam discute terceira onda da Covid no Amazonas

    Publicado em

    Na tarde desta quarta-feira (7), a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizou uma Audiência Pública para discutir a possibilidade de uma terceira onda da Covid-19 no estado. 

    A reunião contou com a participação do secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, que na ocasião apresentou um Plano de Contingenciamento, e foi aberta pela deputada solicitante Mayara Pinheiro (PP), presidente da Comissão de Saúde da Aleam.

    Durante a audiência, a secretaria de Saúde apresentou dados em relação a pandemia no ano de 2021. Em janeiro, pior mês da pandemia no Amazonas, o estado totalizou 62.538 casos, contra 48.694 em fevereiro, e 34.123 no mês de março, demonstrando uma queda significativa dos casos.

    No comparativo das hospitalizações, os dados mostram que 7.698 pessoas precisaram ser internadas em janeiro, 4.120 em fevereiro e 1.273 no mês de março. Os casos que evoluíram para óbito somaram 3.624 no primeiro mês do ano, 2.105 no segundo mês e 682 em março.

    Na última terça-feira (6), em evento do Governo do Estado, o secretário Marcellus Campêlo afirmou que a terceira onda da Covid-19 no Amazonas poderá começar em 60 dias. O Governo do Amazonas usou como métrica para essa afirmação o recrudescimento da doença na Europa, já que nas duas primeiras vezes coincidiram os picos da pandemia no continente e no estado.

    O governador Wilson Lima também se pronunciou sobre uma possível terceira onda e disse que o Estado se prepara para o pior cenário possível, caso isso ocorra. “Temos que ter um comportamento social de prevenção, usar máscara e evitar aglomerações, porque isso nos garante uma não-contaminação. Agora, isso também é relativo. Veja que na onda passada passamos de abril e maio até novembro sem um aumento na alça epidêmica”, explicou.

    Leia mais:
    Prefeita fecha acesso a cachoeiras e cavernas em Presidente Figueiredo
    Comissão de Saúde vai debater possível terceira onda no Amazonas
    David rebate cientista sobre 3ª onda da Covid-19 em Manaus

    Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

    Últimos Artigos

    UFAM divulga Primeira Chamada da Lista de Espera do PSC 2026

    A UFAM divulga Primeira Chamada da Lista de Espera do PSC 2026 para ingresso...

    TRE-AM inaugura nova Central de Atendimento ao Eleitor e amplia serviços em ano eleitoral

    O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) inaugurou, nesta segunda-feira (02/02), a nova Central...

    ANP impõe novas exigências para retomada de perfuração na Foz do Amazonas

    A ANP impõe condições para retomada de perfuração na Foz do Amazonas. A Agência...

    Dirigentes de Garantido e Caprichoso buscam apoio federal para o Festival de Parintins 2026

    O Festival de Parintins foi o tema central da reunião realizada nesta terça-feira (2...

    Mais artigos como este

    UFAM divulga Primeira Chamada da Lista de Espera do PSC 2026

    A UFAM divulga Primeira Chamada da Lista de Espera do PSC 2026 para ingresso...

    TRE-AM inaugura nova Central de Atendimento ao Eleitor e amplia serviços em ano eleitoral

    O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) inaugurou, nesta segunda-feira (02/02), a nova Central...

    ANP impõe novas exigências para retomada de perfuração na Foz do Amazonas

    A ANP impõe condições para retomada de perfuração na Foz do Amazonas. A Agência...