segunda-feira, dezembro 22, 2025
More
    HomePoderAmazonasAudiência na Aleam discute terceira onda da Covid no Amazonas

    Audiência na Aleam discute terceira onda da Covid no Amazonas

    Publicado em

    Na tarde desta quarta-feira (7), a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizou uma Audiência Pública para discutir a possibilidade de uma terceira onda da Covid-19 no estado. 

    A reunião contou com a participação do secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, que na ocasião apresentou um Plano de Contingenciamento, e foi aberta pela deputada solicitante Mayara Pinheiro (PP), presidente da Comissão de Saúde da Aleam.

    Durante a audiência, a secretaria de Saúde apresentou dados em relação a pandemia no ano de 2021. Em janeiro, pior mês da pandemia no Amazonas, o estado totalizou 62.538 casos, contra 48.694 em fevereiro, e 34.123 no mês de março, demonstrando uma queda significativa dos casos.

    No comparativo das hospitalizações, os dados mostram que 7.698 pessoas precisaram ser internadas em janeiro, 4.120 em fevereiro e 1.273 no mês de março. Os casos que evoluíram para óbito somaram 3.624 no primeiro mês do ano, 2.105 no segundo mês e 682 em março.

    Na última terça-feira (6), em evento do Governo do Estado, o secretário Marcellus Campêlo afirmou que a terceira onda da Covid-19 no Amazonas poderá começar em 60 dias. O Governo do Amazonas usou como métrica para essa afirmação o recrudescimento da doença na Europa, já que nas duas primeiras vezes coincidiram os picos da pandemia no continente e no estado.

    O governador Wilson Lima também se pronunciou sobre uma possível terceira onda e disse que o Estado se prepara para o pior cenário possível, caso isso ocorra. “Temos que ter um comportamento social de prevenção, usar máscara e evitar aglomerações, porque isso nos garante uma não-contaminação. Agora, isso também é relativo. Veja que na onda passada passamos de abril e maio até novembro sem um aumento na alça epidêmica”, explicou.

    Leia mais:
    Prefeita fecha acesso a cachoeiras e cavernas em Presidente Figueiredo
    Comissão de Saúde vai debater possível terceira onda no Amazonas
    David rebate cientista sobre 3ª onda da Covid-19 em Manaus

    Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

    Últimos Artigos

    Marinha do Brasil abre 850 vagas para Escolas de Aprendizes-Marinheiros em 2026

    O concurso da Marinha do Brasil para as Escolas de Aprendizes-Marinheiros 2026 teve seu...

    TCE-AM aprova por unanimidade as contas da Aleam referentes a 2024

    O TCE-AM aprova contas da Aleam referentes ao exercício financeiro de 2024, sem ressalvas...

    Codam encerra 2025 com recorde de projetos industriais aprovados no Amazonas

    Codam encerrou 2025 com resultados históricos para o setor industrial do Amazonas. O governador...

    Hospital 28 de Agosto inaugura nova unidade de internação com atendimento 100% digital

    O Hospital 28 de Agosto passa a contar com uma nova Unidade de Internação...

    Mais artigos como este

    Marinha do Brasil abre 850 vagas para Escolas de Aprendizes-Marinheiros em 2026

    O concurso da Marinha do Brasil para as Escolas de Aprendizes-Marinheiros 2026 teve seu...

    TCE-AM aprova por unanimidade as contas da Aleam referentes a 2024

    O TCE-AM aprova contas da Aleam referentes ao exercício financeiro de 2024, sem ressalvas...

    Codam encerra 2025 com recorde de projetos industriais aprovados no Amazonas

    Codam encerrou 2025 com resultados históricos para o setor industrial do Amazonas. O governador...