domingo, fevereiro 8, 2026
More
    HomeSaúdeHospital Nilton Lins começa a receber pacientes com Covid

    Hospital Nilton Lins começa a receber pacientes com Covid

    Publicado em

    O Hospital Nilton Lins (HNL) começa a receber pacientes a partir desta terça-feira (26/01). O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima, durante visita à unidade, acompanhado do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O hospital é referência para atendimento de pacientes com Covid-19, transferidos de outras unidades por meio do sistema de regulação.

    “A partir desta terça-feira vamos começar a receber os primeiros pacientes, com quadro moderado e leve. Estamos colocando essa estrutura em funcionamento para desafogar as unidades, que estão sobrecarregadas”, destacou o governador Wilson Lima.

    O HNL tem 80 leitos clínicos e 22 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, nesta semana, vai iniciar com o atendimento de 30 pacientes. O atendimento será ampliado à medida que for equacionada a oferta de oxigênio de forma sustentável. A unidade não será de porta aberta e atenderá apenas pacientes internados em unidades de urgência e emergência, que serão encaminhados por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), sob responsabilidade da Central Única de Regulação e Agendamentos de Consultas e Exames (Cura).

    “Essa é uma estrutura onde já funcionava o hospital, então toda a sua estrutura e sua engenharia é voltada para o atendimento médico com os fluxos. A equipe que está aqui também já trabalhou em outras unidades, são pessoas que entendem do protocolo e que já tem manejo com o paciente que é acometido pela Covid”, explicou o governador.

    Enfermaria de campanha – o governador também anunciou que, na próxima quarta-feira (27/01), passa a funcionar a enfermaria de campanha montada pelo Exército na área externa do Hospital Delphina Aziz, com 50 leitos clínicos.

    O Hospital Delphina Aziz recebeu duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Ministério da Saúde (MS). As duas usinas instaladas na unidade têm capacidade de produzir 26m³ de oxigênio por hora, o que é suficiente para atender a enfermaria de campanha.

    “Esse modelo é o que nós preconizamos pelo SUS como hospital de campanha. O nome hospital de campanha, na verdade, é uma enfermaria que está anexada, ligada ao hospital, e isso numa velocidade que realmente impressiona, que vai fazer com que possamos receber os pacientes e dar um melhor atendimento e salvar mais vidas. Está de parabéns a equipe que montou esse excelente trabalho”, ressaltou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

    Leia mais:
    Sob pressão, Pazuello viaja a Manaus sem ‘voo de volta’
    ‘Fura-filas’ não têm direito à segunda dose da vacina
    AM proíbe circulação de pessoas nas ruas 24 horas por dia

    Últimos Artigos

    Manaus e Caracas voltam a ser conectadas por voo internacional

    Manaus e Caracas voltam a ter voo internacional Manaus–Caracas com a confirmação da retomada...

    Barco Hospital São João XXIII leva atendimentos de saúde a Itapiranga até 10 de fevereiro

    O Barco Hospital São João XXIII iniciou, nesta sexta-feira (6), mais uma expedição de...

    Carnaval na Floresta 2026: PM do Amazonas mobiliza 4 mil policiais para reforçar segurança dos foliões

    O Carnaval na Floresta 2026 terá um esquema especial de segurança com a mobilização...

    Prefeitura de Manaus encerra IPTU Premiado 2025 com prêmios de até R$ 300 mil

    IPTU Premiado 2025 foi oficialmente encerrado nesta sexta-feira (6/2) pela Prefeitura de Manaus, com...

    Mais artigos como este

    Manaus e Caracas voltam a ser conectadas por voo internacional

    Manaus e Caracas voltam a ter voo internacional Manaus–Caracas com a confirmação da retomada...

    Barco Hospital São João XXIII leva atendimentos de saúde a Itapiranga até 10 de fevereiro

    O Barco Hospital São João XXIII iniciou, nesta sexta-feira (6), mais uma expedição de...

    Carnaval na Floresta 2026: PM do Amazonas mobiliza 4 mil policiais para reforçar segurança dos foliões

    O Carnaval na Floresta 2026 terá um esquema especial de segurança com a mobilização...