sexta-feira, fevereiro 6, 2026
More
    HomePoderAM proíbe circulação de pessoas nas ruas 24 horas por dia

    AM proíbe circulação de pessoas nas ruas 24 horas por dia

    Publicado em

    O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou na tarde deste sábado, 23, um novo decreto com restrições mais severas de circulação de pessoas na capital e no interior do Estado para tentar frear o avanço dos casos de Covid-19 e mortes pela doença. As medidas valem a partir de segunda-feira, 25.

    A principal medida é a proibição de circulação de pessoas nas ruas 24 horas por dia, exceto para realizar tarefas essenciais à vida, como a compra de alimentos e remédios ou a busca de atendimento médico.

    De acordo com o governador, as medidas atendem à recomendação da subprocuradora-geral da República Lindoura Araújo e outros cinco procuradores, que na sexta-feira, 22, pediram ao Governo do Amazonas a adoção de medidas como o “isolamento mais severo” para frazer frente à pandemia.

    Wilson Lima negou que esteja decretando lockdown no Estado, apesar da restrição de circulação 24 horas por dia. “Isso não significa que estamos cerceando do direito de ir e vir. O cidadão pode, sim, sair da sua casa, mas ele só pode sair se houver extrema necessidade”, disse o governador.

    Wilson Lima listou casos em que é permitido sair às ruas: para ir ao supermercado, ir à farmácia ou drogaria; no caso de urgência ou emergência, pode sair para ir ao hospital.

    O governador começou o anúncio das medidas pelos supermercados. Esses estabelecimentos vão funcionar de 6h às 19h, como já vinha acontecendo desde o decreto que instituiu o toque de recolher.

    O que muda nos supermercados é que eles ficam limitados a vender produtos de alimentação, bebidas, limpeza e higiene pessoal. E apenas uma pessoa por família pode ir às compras.

    As drogarias poderão operar durante 24 horas, assim como serviços de saúde, como clinicas, atendimento de urgência e emergência, clínicas veterinárias.

    As feiras poderão funcionar, mas com horário restrito, das 4h às 8h.

    Restaurantes, bares e padarias poderão funcionar apenas no sistema de delivery, com funcionamento de 6h às 22h.

    Obras e serviços de engenharia só serão permitidos os que atenderem aos serviços da área de saúde. Na prática, todas as obras deverão ficar paralisadas a partir de segunda-feira.

    Produção e transporte de cargas só serão permitidos se forem produtos essenciais à vida, como alimentos, medicamentos e insumos. Fica liberado também o transporte de trabalhadores das atividades que estão permitidas.

    A indústria funcionará com turno de 12 horas, exceto as fábricas que produzem, como bem final, para o setor de alimentação, farmácias e itens hospitalares.

    Assista ao vídeo do governador falando das restrições

    Leia mais:
    PGR indica e Amazonas pode entrar em lockdown
    Covid-19: Morre Rosemary Pinto, diretora-presidente da FVS-AM
    Senador do AM propõe punição severa para quem furar fila

    Informações.

    Últimos Artigos

    UFAM divulga Primeira Chamada da Lista de Espera do PSC 2026

    A UFAM divulga Primeira Chamada da Lista de Espera do PSC 2026 para ingresso...

    TRE-AM inaugura nova Central de Atendimento ao Eleitor e amplia serviços em ano eleitoral

    O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) inaugurou, nesta segunda-feira (02/02), a nova Central...

    ANP impõe novas exigências para retomada de perfuração na Foz do Amazonas

    A ANP impõe condições para retomada de perfuração na Foz do Amazonas. A Agência...

    Dirigentes de Garantido e Caprichoso buscam apoio federal para o Festival de Parintins 2026

    O Festival de Parintins foi o tema central da reunião realizada nesta terça-feira (2...

    Mais artigos como este

    UFAM divulga Primeira Chamada da Lista de Espera do PSC 2026

    A UFAM divulga Primeira Chamada da Lista de Espera do PSC 2026 para ingresso...

    TRE-AM inaugura nova Central de Atendimento ao Eleitor e amplia serviços em ano eleitoral

    O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) inaugurou, nesta segunda-feira (02/02), a nova Central...

    ANP impõe novas exigências para retomada de perfuração na Foz do Amazonas

    A ANP impõe condições para retomada de perfuração na Foz do Amazonas. A Agência...