sexta-feira, março 14, 2025
More
    HomePoderJuiz nega pedido para impedir divulgação de pesquisa em Careiro da Várzea

    Juiz nega pedido para impedir divulgação de pesquisa em Careiro da Várzea

    Publicado em

    [Eleições 2020]

    O Diretório Municipal do MDB de Careiro da Várzea entrou com uma representação para impedir a divulgação de uma pesquisa eleitoral que foi realizada no município no dia 17 de agosto pelo Instituto Projeta de Pesquisa e Mercado, alegando que no levantamento não constava o nome do atual prefeito Ramiro Gonçalves (MDB). O juiz Eliézer Fernandes Júnior, da 31ª Zona Eleitoral, negou o pedido. A decisão do magistrado foi proferida no dia 2 de setembro e publicada no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) nesta terça-feira (15).

    No dia em em que foi realizada a pesquisa na cidade, os pesquisadores do Instituto Projeta se sentiram intimidados e foram, inclusive, chamados a Delegacia local pela secretária de Defesa Civil do município, Simone Barbosa dos Santos, e pelo advogado da Prefeitura Mário José Chagas Junho, ocasião em que foi, ainda, registrado um Boletim de Ocorrência contra o Instituto pela ausência do nome do prefeito no levantamento.

    A direção do MDB de Careiro da Várzea teria alegado que a sondagem teria intenção de “prejudicar a imagem do atual prefeito e ‘levar informação de forma negativa da sua administração, caracterizando conduta vedada pela legislação’. O diretório também argumentou que “não é possível aferir se a representada preenche os requisitos legais para realizar pesquisa eleitoral de intenção de voto”, mas, na decisão, o juiz sustentou que a pesquisa eleitoral ocorreu em data anterior aos pedidos de registros de candidaturas e a Lei Eleitoral obriga a inclusão dos candidatos em pesquisas somente após o deferimento do registro pela Justiça Eleitoral.

    “O pretenso ofendido, apesar da intenção de concorrer a eleição, na data da pesquisa de opinião, ainda não poderia ser considerado como candidato, logo, não era obrigatório constar o seu nome na lista apresentada aos entrevistados”, afirmou o juiz. Eliézer Fernandes também alegou que não viu provas de que a intenção da suposta pesquisa era denegrir a imagem do prefeito, “levando, com isso, informação negativa da sua administração, até porque não há nenhuma prova nos autos relativas à divulgação das supostas ofensas”.

    De acordo com Marcel Valin, diretor do Instituto Projeta, “foi realizada uma pesquisa de opinião pública, referente a intenção de voto, com o objetivo de estratégia de campanha, ou seja, sem a divulgação, e, portanto, pode conter o nome que a empresa ou o contratante quiser”.

    Leia mais:
    Pesquisadores do Instituto Projeta são intimidados em Careiro da Várzea

    Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

    Últimos Artigos

    Primeira unidade inaugurada no interior, Prato Cheio de Manacapuru transforma vidas

    Unidade marcou o início da expansão do programa para outros municípios e vem gerando...

    Exportações de ouro do AM para a Alemanha impulsionam a balança comercial

    As vendas do metal precioso para o país totalizaram US$ 11,14 milhões, representando 99,42%...

    Aleam terá concurso público ainda neste ano, diz Cidade

    O concurso público para o quadro de servidores efetivos da Assembleia Legislativa do Amazonas...

    Governo zera Imposto de Importação de 9 alimentos; veja lista

    O Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu, nesta...

    Mais artigos como este

    Primeira unidade inaugurada no interior, Prato Cheio de Manacapuru transforma vidas

    Unidade marcou o início da expansão do programa para outros municípios e vem gerando...

    Exportações de ouro do AM para a Alemanha impulsionam a balança comercial

    As vendas do metal precioso para o país totalizaram US$ 11,14 milhões, representando 99,42%...

    Aleam terá concurso público ainda neste ano, diz Cidade

    O concurso público para o quadro de servidores efetivos da Assembleia Legislativa do Amazonas...