HomeAmazôniaJustiça de Manaus reabre fábrica de cerveja “puro malte com fezes”

Justiça de Manaus reabre fábrica de cerveja “puro malte com fezes”

Publicado em

A Justiça do Estado do Amazonas suspendeu a interdição da Vigilância Sanitária a uma cervejaria, localizada em Manaus, após o órgão fiscalizador ter encontrado 1,8 tonelada de embalagens de malte perfuradas com fezes de rato. A fiscalização aconteceu no dia 16 de junho e deu origem a um relatório técnico detalhado que informava que o estabelecimento foi interditado “porque as irregularidades ofereciam risco iminente à saúde dos consumidores”.

Na decisão judicial, assinada no último sábado (20), o juiz Gildo Alves de Carvalho Filho determinou a imediata liberação do estabelecimento para a continuidade regular exercício de suas atividades. “Além dos agentes fiscalizadores não possuírem competência para impor esse tipo de penalidade, tal medida fere plenamente os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, pois, como se sabe, a interdição total de um estabelecimento equipara-se a uma pena de prisão para uma pessoa, medida esta extrema, impossibilitando a mesma de realizar sua recuperação econômica diante da situação que o país se encontra” argumentou o juiz.

A fábrica produz cerveja de marca própria e também chope comercializado em rede de restaurante local. Ainda de acordo com os fiscais, no local de armazenamento de malte havia sujeiras que demonstram o consumo do conteúdo das embalagem por roedores. “Além da contaminação por fezes de roedores, o malte apreendido não tinha identificação de lote, data de fabricação, validade ou procedência”, informou a Prefeitura de Manaus.

Em nota, a a Vigilância Sanitária de Manaus afirmou que, em relação à decisão da Justiça local, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) “só poderá se pronunciar após ser notificada oficialmente”.

Leia mais:
Explicando: Entenda a intoxicação causada pelas cervejas da Backer
Senado debaterá restrição de propaganda de bebidas alcoólicas
Vereador apresenta projeto para regulamentar descarte de garrafas de vidro

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta*
*Com informações do G1/Amazonas

Últimos Artigos

Moraes autoriza que Bolsonaro cumpra prisão domiciliar por questões de saúde

Nesta terça-feira, 24 de março, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal,...

Situação de emergência atinge 11 cidades com a cheia no Amazonas

O monitoramento hidrológico do interior do estado revela um cenário de alerta para as...

Segurança pública em Manaus registra queda histórica em roubos a ônibus

O primeiro bimestre de 2026 consolidou um avanço significativo para a segurança pública na...

Justiça é acionada por precariedade na educação em Boca do Acre

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) ingressou com uma ação civil pública para exigir...

Mais artigos como este

Moraes autoriza que Bolsonaro cumpra prisão domiciliar por questões de saúde

Nesta terça-feira, 24 de março, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal,...

Situação de emergência atinge 11 cidades com a cheia no Amazonas

O monitoramento hidrológico do interior do estado revela um cenário de alerta para as...

Segurança pública em Manaus registra queda histórica em roubos a ônibus

O primeiro bimestre de 2026 consolidou um avanço significativo para a segurança pública na...