A primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) fluvial inteligente do Amazonas foi reinaugurada na última quinta-feira (13), no Estaleiro Juruá, no distrito do Cacau Pirêra, há nove quilômetros de distância de Manaus. A unidade é o primeiro barco equipado tecnologicamente no estado e vai atender a população ribeirinha de Manacapuru. A reinauguração da UBS é fruto de uma parceria entre o Governo Federal, o Governo do Estado, a Prefeitura de Manacapuru e o Governo Coreano, que disponibilizou uma tecnologia moderna para a saúde ribeirinha no Amazonas.
A inauguração contou com a presença do governador Wilson Lima (PSC) que disse que o Governo espera que haja com avanço significativo na saúde com essa unidade e contou que estuda as chances de expandir o projeto para outros municípios do estado. “A gente espera que haja um avanço significativo nos atendimentos da saúde básica, sobre tudo para aquelas pessoas que estão nas áreas ribeirinhas”, e acrescentou: “há todas as possibilidades. Inclusive, estamos estudando novas parcerias com a Coreia e também projetos que o estado possa tocar também para que possamos levar essa tecnologia para outras calhas de rio”, disse durante a cerimônia de inauguração.
Investimento coreano: Manacapuru recebe Navio Médico Inteligente
O governador também destacou a parceria com o Governo Coreano. “A Coreia está investindo algo em torno de R$ 15 milhões em equipamentos de ponta, disponibilizando não só a implantação desses equipamentos, mas também treinamento dos profissionais que estarão embarcados. Vai facilitar todo o armazenamento de informações sobre os pacientes, conectado com o nosso Sistema de Regulação do Estado do Amazonas. Com isso, a gente espera que haja um avanço significativo no atendimento da saúde básica, sobretudo para as pessoas que estão em áreas ribeirinhas”, ressaltou.
Segundo o secretário de Estado da Saúde do Amazonas (SUSAM), Rodrigo Tobias, com a incorporação da UBS fluvial ao Projeto Barco de Saúde Inteligente, os pacientes terão informações monitoradas do prontuário de entrada até a dispensação de medicamentos. “Todo mapeamento epidemiológico será feito com a Fundação de Vigilância em Saúde”. A Unidade Básica de Saúde possui consultórios, salas de procedimentos, farmácia, enfermagem e laboratórios que vão atender mais de cinco mil pessoas que não tinham acesso à estratégia saúde da família, na área do rio Manacapuru.
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta
Primeira UBS Fluvial inteligente do Amazonas, é entregue nesta quarta-feira (13) pelo Governador Wilson Lima.
Publicado por Portal Em Tempo em Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020