O governador do Amazonas, Wilson Lima, propôs, nesta quarta-feira (13/08), durante a 17ª Reunião do Fórum Nacional de Governadores, em Belém (PA), a elaboração de uma carta conjunta dos estados brasileiros em apoio à realização da COP30 na capital paraense. O documento, segundo ele, deve apresentar compromissos claros a serem cobrados dos países mais ricos, além de defender pautas estratégicas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
No mesmo encontro, Wilson Lima alertou para os impactos dos vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que dificultam o andamento de obras essenciais, como a pavimentação da BR-319 — rodovia que liga Manaus a Porto Velho e é considerada fundamental para a integração logística da região.
“Precisamos avançar nos compromissos dos países mais ricos, com financiamento mais justo, instrumentos que façam os recursos chegarem efetivamente à ponta, compromisso com a redução de emissões e, sobretudo, pagamento por serviços ambientais a quem preserva a Amazônia”, afirmou.
De acordo com o governador, os vetos retiraram dispositivos que permitiam o licenciamento por adesão e compromisso para grandes projetos de infraestrutura. Ele enfatizou que o objetivo não é flexibilizar a legislação ambiental, mas sim evitar entraves desnecessários a obras estratégicas para o desenvolvimento regional.
Defesa da BR-319
Wilson Lima atua desde 2019 na defesa da BR-319, participando de agendas em Brasília com presidentes, ministros e órgãos ambientais. Em 2023, reuniu-se com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e o ministro dos Transportes, Renan Filho, para cobrar medidas emergenciais. Também discutiu com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, uma proposta de Parceria Público-Privada para gestão socioambiental da rodovia, que foi incorporada ao plano federal.
A reunião desta quarta contou com a presença de governadores como Helder Barbalho (PA), Gladson Cameli (AC), Clécio Luís (AP), Renato Casagrande (ES), Mauro Mendes (MT), Raquel Lyra (PE), Fátima Bezerra (RN), Wanderlei Barbosa (TO) e Fábio Mitidieri (SE), entre outras autoridades.
Governador Wilson Lima e a COP30
No dia anterior (12/08), Wilson Lima participou da 1ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral dos Governadores da Amazônia Legal, também em Belém, onde destacou que a COP30 será uma oportunidade histórica para o mundo ouvir quem vive na região, reforçando metas como desmatamento zero, bioeconomia, regularização fundiária e transição energética.