Primeira indígena eleita para a Câmara dos Deputados, a parlamentar não conseguiu sua reeleição para a Casa
A deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR) tem seu nome especulado para chefiar o Ministério dos Povos Originários no futuro governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Primeira indígena eleita para a Câmara dos Deputados, Wapichana não conseguiu sua reeleição para a Casa.
Inicialmente cotada, o nome da deputada federal eleita Sonia Guajajara (PSOL-SP) perdeu força por causa da sua importância, ao lado de Célia Xakriabá (PSOL-MG), para encaminhar as demandas do movimento na Câmara. O nome do advogado Eloy Terena também é citado.
O BNC Amazonas entrou em contato com dirigentes da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) para verificar essa movimentação, mas não obteve resposta.
De acordo com a Folha de S.Paulo, lideranças da Apib já estão esboçando uma proposta de como vai ser organizar essa futura pasta.
“O debate entre as lideranças girou em torno de dois pontos. Um é trabalhar, desde agora, no Congresso, para garantir que haja orçamento para as políticas indígenas, inclusive da nova pasta. Outro é garantir que a participação indígena no governo não se limite a este setor, mas se espalhe por diversas instituições”, diz reportagem do jornal paulista.
Eles também debatem sobre a incorporação para o ministério da Fundação Nacional do Índio (Funai), hoje ligada ao Ministério da Justiça.
No tocante a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), a maioria dos líderes defende que o órgão continue ligado ao Ministério da Saúde.
Lula
Durante a campanha, o ex-presidente Lula disse que vai acabar com garimpo ilegal em território indígena.
“E vou dizer mais, se preparem indígenas do Brasil, porque eu vou criar o ministério dos povos originários e um indígena ou uma indígena será ministra desse país”, afirmou.
“Se preparem porque a Funai não será mais dirigida por um branco dos olhos verdes. Será dirigida ou por uma mulher ou por um homem indígena”, disse.
Leia mais:
Governo Lula prepara ‘revogaço’ sobre meio ambiente e armas
Noruega anuncia que com Lula vai desbloquear Fundo Amazônia