O vereador David Reis (Avante) cedeu a pressão popular, nesta quarta-feira(28), e vai pedir a revogação da Lei nº 2.767/2021, de sua autoria, que muda o nome de um espaço público para “Praça Oscarino Peteleco”, artista amazonense popular que morreu em 2018. O espaço, localizado na esquina entre a avenida Japurá e rua Afonso Pena, no bairro Praça 14, já possui um homenageado, o que gerou polêmica com a possível mudança.
O homenageado é, nada mais, nada menos, que um dos maiores líderes negros do Amazonas: Nestor Nascimento. Ele esteve à frente da luta em defesa do reconhecimento oficial do Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito, que foi o segundo quilombo urbano certificado no país, em 2014.
Assim que a mudança foi anunciada, muitos internautas reclamaram nas redes sociais afirmando que a Câmara estava “apagando” a história de Nestor Nascimento. O presidente do Instituto Nacional Afro Origem (Inaô), Christian Rocha, chegou a ir até a CMM para conversar sobre o assunto.
Após a pressão, David divulgou uma nota esclarecendo que não “teve intenção de apagar ou macular a memória de Nestor” e que vai solicitar a revogação da lei. Além disso, também vai apresentar um PL oficializando o nome do líder negro no espaço público.
“Essa é a vontade popular e nós vamos cumpri-la! Nestor Nascimento é, reconhecidamente, o maior líder negro da história do Amazonas e, seu legado, não deixa dúvida de seus méritos. A situação de conflito na duplicidade de nome, se deu, unicamente, em razão da inexistência de registros oficiais sobre a denominação do local”, pontuou.
Leia mais:
Vereador que humilhou professor em Manacapuru é levado à Justiça
MP pede exoneração de servidores da Prefeitura de Itapiranga por nepotismo
Bancada do AM se contradiz e é favorável ao veto do ‘fundão eleitoral’