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    Veja como pedir ressarcimento para aparelhos danificados pelo apagão

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    Os consumidores não precisam arcar sozinhos com os prejuízos causados pelo apagão nacional da última terça-feira (15), que afetou diversas cidades do estado do Amazonas.

    De acordo com a Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os aparelhos danificados devem ser ressarcidos em todo o Brasil e a responsabilidade é da concessionária local, mesmo em caso de blecaute, quando a empresa não tem responsabilidade sobre a interrupção do serviço.

    Os cidadãos do estado do Amazonas devem se reportar à concessionária Amazonas Energia. Se você teve algum aparelho eletrônico queimado devido ao apagão, entenda o que fazer para pedir ressarcimento.

    O que diz a Aneel

    De acordo com a Resolução nº 1000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o consumidor pode entrar em contato com a empresa Amazonas Energia através de atendimento telefônico, postos de atendimento presencial ou via internet, informando seus dados, dados sobre o dano e sobre o aparelho.

    Após o contato, protocolado o pedido de ressarcimento, a concessionária de energia pode optar pela verificação in loco do equipamento danificado no prazo máximo de 10 dias, contados a partir da data da solicitação do ressarcimento. Em casos de aparelhos com finalidade de acondicionamento de alimentos perecíveis ou de medicamentos, o prazo para verificação é de 1 (um) dia útil.

    Quando a solicitação de ressarcimento for autorizada, a empresa Amazonas Legal deve, dentro de 30 dias, efetuar o pagamento por meio de moeda corrente, ou conserto ou a substituição do equipamento danificado.

    Como solicitar ressarcimento para Amazonas Energia

    De acordo com a Amazonas Energia, a requisição para o ressarcimento de danos elétricos deve ser feita pelo titular da residência ou seu representante, utilizando o formulário disponível AQUI. Além disso, é possível solicitar o ressarcimento pessoalmente nas lojas de atendimento.

    A partir da solicitação de ressarcimento, a empresa tem até 3 dias úteis para validar o pedido do consumidor e prosseguir com a análise.

    Caso o cliente queira solicitar ressarcimento através de contato telefônico pode ligar diretamente no SAC da Amazonas Energia através do número 0800 701 3001. Se a melhor opção for o atendimento em lojas físicas, o consumidor pode selecionar a unidade em que prefere ser atendido através da lista disponibilizada no site da concessionária.

    Leia mais:
    Serviços afetados por apagão serão reagendados em Manaus
    Apagão nacional deixa vários municípios do AM sem energia

    Com informações da Gazeta da Amazônia*

     

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