As tropas russas se aproximavam de Kiev pelo nordeste e leste, nesta sexta-feira (25), o avanço se soma à ofensiva pelo norte anunciada nesta madrugada pela página do Estado-Maior do Exército ucraniano.
“Tendo sido repelido pelos defensores de Tcherniguiv, o inimigo procura contornar a cidade para atacar a capital. Para isso, ele se lança na direção Kosoltets-Brovary e Konotop-Nezhin-Kiev. Konotop caiu”, diz a mensagem.
Pouco antes, o exército relatou combates em um bairro do norte de Kiev chamado Obolon.O ministério da Defesa ucraniano indicou em sua página no Facebook que se tratava de uma operação de sabotagem das forças russas realizada por um comando de soldados de reconhecimento.
O ministério pediu aos civis na área que peguem em armas.
“Pedimos aos cidadãos que nos informem sobre os movimentos inimigos, façam coquetéis molotov e neutralizem o ocupante”, disse ele.
As tropas russas intensificaram sua ofensiva contra a capital nas últimas horas, onde, segundo as autoridades, vários mísseis caíram ao amanhecer.
Nesta sexta-feira, as tropas ucranianas também indicaram que estão lutando contra unidades blindadas russas em duas cidades, Dymer e Ivankiv, localizadas a 45 e 80 quilômetros ao norte de Kiev.
O Estado-Maior informou que controlava o aeroporto militar de Gostomel, na entrada da capital, onde as tropas russas entraram na quinta-feira.
A AFP não conseguiu verificar esta informação.
Pouco antes, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, acusou as tropas russas de atacar civis.
Leia mais:
Conflito: Joe Biden anuncia maior sanção econômica da história à Rússia
Rússia invade Ucrânia. Começou a guerra
Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia e como afeta o Brasil