domingo, fevereiro 16, 2025
More
    HomeSociedadeAmazonasSES-AM reforça importância da vacinação contra poliomielite

    SES-AM reforça importância da vacinação contra poliomielite

    Publicado em

    O Amazonas registrou, até o mês de novembro de 2022, 69,6% de cobertura vacinal contra a poliomielite nas crianças de até 2 anos de idade. Os dados foram consolidados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

    A vacinação é a principal forma de prevenção contra a paralisia infantil e é disponibilizada nas unidades de saúde e inclusa no esquema vacinal infantil de rotina. Desde 2019, a média anual de cobertura apresenta redução e tem se distanciado do cenário ideal preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 95%.

    Conforme os dados do PNI, durante o período de janeiro a novembro de 2022, apenas quatro municípios do estado apresentaram cobertura vacinal além dos 95% recomendados pelo MS. São eles: Urucurituba, Careiro da Várzea, Itapiranga e Silves. Manaus e os demais municípios apresentam média abaixo da meta de cobertura.

    A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça a importância da vacinação contra a poliomielite para evitar a reintrodução do vírus no estado. “Com a adesão à vacinação, aumentaremos a nossa cobertura vacinal e alcançar a meta estipulada pelo MS”, destaca Tatyana.

    Tatyana orienta que os pais e responsáveis procurem as unidades de saúde para levarem as crianças a serem imunizadas. “É muito importante que os pais e responsáveis procurem as unidades de saúde, para que as crianças sejam imunizadas contra a poliomielite, e assim crescer com melhor qualidade de vida”, acrescenta.

    Risco de reintrodução

    Para evitar a reintrodução da poliomielite no Amazonas, foi emitido um alerta aos profissionais, autoridades e gestores em saúde dos 62 municípios. As orientações estão na Nota Técnica conjunta nº 023/2022 – FVS-RCP/SES-AM, disponível em: https://bit.ly/3bjXfsb.

    Prevenção e controle

    A vacinação é a principal medida de prevenção da poliomielite, doença infectocontagiosa causada por um vírus que vive no intestino, o Poliovírus.

    O esquema vacinal consiste na administração de três doses de vacina inativada poliomielite (VIP), aos 2, 4 e 6 meses de idade, com intervalo de 60 dias entre as doses.

    O intervalo mínimo entre as doses é de 30 dias. Devem ainda ser administradas duas doses de reforço, a primeira aos 15 meses e a segunda aos 4 anos de idade.

    Leia mais:
    Manaus tem baixa adesão à vacina contra a poliomielite
    Dia Mundial da Infância: vacinação infantil é mais que uma obrigação
    Covid: Manaus começa a vacinar crianças a partir de 3 anos

    Últimos Artigos

    Prefeitura de Manaus destina mais de R$ 4 milhões ao setor cultural pelo Pnab

    A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), está investindo...

    Governo do Amazonas anuncia repasse para escolas de samba

    O Governo do Amazonas confirmou, nesta quinta-feira (13), os repasses financeiros para as escolas...

    Alerta de golpe: vagas de emprego falsas no Hospital Francisca Mendes

    A Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), unidade da Secretaria de Estado de...

    Detran-AM oferece cursos para mototáxi em Tefé

    O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da Escola Pública de...

    Mais artigos como este

    Prefeitura de Manaus destina mais de R$ 4 milhões ao setor cultural pelo Pnab

    A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), está investindo...

    Governo do Amazonas anuncia repasse para escolas de samba

    O Governo do Amazonas confirmou, nesta quinta-feira (13), os repasses financeiros para as escolas...

    Alerta de golpe: vagas de emprego falsas no Hospital Francisca Mendes

    A Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), unidade da Secretaria de Estado de...