sexta-feira, janeiro 2, 2026
More
    HomeDestaquesSaúde no Amazonas tem avanços históricos em 2025 com tecnologia e inovação

    Saúde no Amazonas tem avanços históricos em 2025 com tecnologia e inovação

    Publicado em

    A saúde no Amazonas registrou avanços históricos em 2025, com resultados expressivos na ampliação do acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), modernização da rede pública, adoção de tecnologias digitais e melhorias nos indicadores assistenciais. O balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) aponta conquistas que colocaram o estado em destaque no cenário nacional.

    Entre os principais marcos do ano está o lançamento de programas inovadores, como o Saúde AM Digital, a redução de 49,2% da mortalidade materna, a retomada dos transplantes de fígado após uma década e o fim da fila para cirurgias de catarata na capital.

    Saúde AM Digital amplia acesso e reduz tempo de espera no SUS

    Um dos principais destaques da saúde no Amazonas em 2025 foi o uso da tecnologia como ferramenta para ampliar o acesso aos serviços e reduzir o tempo de espera. Implantado em abril, o Saúde AM Digital passou a oferecer atendimento médico por meio de aplicativo de celular, disponível para a população dos 62 municípios do estado.

    O programa oferece consultas com clínico geral por livre demanda, 24 horas por dia, além de atendimentos agendados em 17 especialidades médicas, por meio da Telessaúde do Amazonas. A iniciativa se tornou referência nacional na modernização do SUS, especialmente no atendimento a regiões remotas.

    Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o Amazonas tem sido convidado a apresentar a experiência em eventos do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), como exemplo de inovação e eficiência no uso da Telessaúde.

    Queda da mortalidade materna projeta Amazonas nacionalmente

    A redução de 49,2% no índice de mortalidade materna foi outro resultado de destaque em 2025. O desempenho colocou o Amazonas em evidência no cenário nacional e levou a SES-AM a apresentar a experiência exitosa em diferentes fóruns.

    Em novembro, a secretaria foi convidada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPE-BA) a apresentar os resultados ao Observatório de Maternidades, vinculado ao Projeto Cegonha. O tema também foi abordado pela secretária Nayara Maksoud durante a 3ª Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde e o 1º Encontro Internacional de Promoção da Saúde, realizados em Brasília, em dezembro.

    Amazonas retoma transplantes de fígado e lidera no Norte

    Outro marco histórico da saúde no Amazonas foi a retomada do transplante de fígado, após dez anos de interrupção. O estado já havia retomado, em 2023, os transplantes de rim no Hospital Delphina Aziz, que se consolidou como o principal centro transplantador da Região Norte.

    Em dezembro de 2025, a unidade atingiu um recorde estadual ao realizar seis transplantes em um intervalo de 24 horas, reforçando a capacidade técnica e assistencial da rede pública estadual.

    Estoques de medicamentos e ampliação de UTIs no interior

    O ano também foi marcado pelo maior estoque de medicamentos dos últimos tempos na Central de Medicamentos do Amazonas e nas unidades descentralizadas do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf).

    No interior do estado, houve ampliação do número de leitos de UTI, com a entrega de mais dez leitos em Humaitá, em maio. Com isso, o Amazonas passou a contar com 53 leitos de UTI fora da capital.

    Além disso, o Governo do Estado repassou R$ 160 milhões fundo a fundo às prefeituras como contrapartida estadual para o financiamento da saúde municipal em 2025.

    Barco Hospital e UTI Aérea ampliam atendimento em áreas remotas

    Entre os modelos inovadores adotados pelo estado está o Barco Hospital João XXIII, implantado em parceria com a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. O hospital fluvial, equipado para atendimentos clínicos e cirúrgicos, já realizou mais de 177 mil atendimentos em 20 municípios em um ano de funcionamento.

    O serviço se soma à UTI Aérea, que se tornou o segundo maior das Américas em número de voos, atrás apenas do Alasca, realizando entre 8 e 12 voos diários para remoção de pacientes.

    Centros especializados fortalecem atendimento a crianças e mulheres

    Em 2025, a SES-AM implantou os primeiros Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) exclusivos para o atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Já foram inauguradas duas unidades em Manaus, nas zonas leste e norte, com um terceiro centro em fase final de entrega na zona sul.

    Outra inovação foi a inauguração do Centro de Prevenção ao Câncer de Colo do Útero (Cepcolu), vinculado à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon). A unidade é especializada em procedimentos de conização e é considerada única no país, atuando no diagnóstico e tratamento de lesões pré-cancerígenas.

    Mutirões zeram fila de catarata e ampliam cirurgias eletivas

    O Governo do Amazonas lançou dois grandes mutirões em 2025: um de cirurgias eletivas e outro de consultas oftalmológicas. Como resultado, a fila para cirurgias de catarata na capital foi zerada, e a ação passou a atender municípios do interior.

    Ao todo, foram realizadas 40 mil cirurgias a mais do que em 2024. No mutirão oftalmológico, o diferencial foi a inclusão da política de órteses, com entrega de óculos conforme prescrição médica.

    Novo modelo de gestão melhora atendimento nos prontos-socorros

    A saúde estadual também avançou na gestão, com a adoção de novos modelos administrativos. Os três maiores prontos-socorros de Manaus passaram a ser geridos por Organizações Sociais de Saúde (OSS) e integrados a grandes complexos hospitalares.

    As mudanças resultaram na redução do tempo de espera, aumento da produtividade dos centros cirúrgicos — que passaram a operar 24 horas — e corredores livres de macas, situação inédita até então.

    O tempo médio de espera para cirurgias não urgentes, que já chegou a 40 dias, caiu para cerca de sete dias. Outra novidade foi a implantação do sistema Fast Track, que agilizou o atendimento de pacientes não urgentes.

    Reformas, modernização e avanços no Hospital Francisca Mendes

    Em 2025, também foram concluídas reformas e ampliações em 11 Caics e nos três Centros de Atenção Integral ao Idoso (Caimis). No Hospital do Coração Francisca Mendes, foram inaugurados o Hospital Dia, novas clínicas e um laboratório revitalizado.

    A unidade recebeu novos equipamentos, como a primeira ressonância magnética cardíaca da rede estadual, além de tomógrafo e equipamento de hemodinâmica, ampliando em 50% os procedimentos de cateterismo e angioplastia.

    O hospital realizou ainda a primeira cirurgia de correção de cardiopatia congênita com telemonitoramento à distância do Brasil, em parceria com o Hospital do Coração (HCor), de São Paulo.

    Reconstrução do Complexo Hospitalar Sul avança em 2025

    O Complexo Hospitalar Sul passou por ampla modernização, com novas unidades de internação, implantação do primeiro serviço de ressonância magnética 24 horas da rede estadual e revitalização de fachadas, sistemas elétricos e hidráulicos.

    Outras unidades, como o HPS Platão Araújo, também entregaram novos pronto-atendimentos com Fast Track. Diversos espaços de saúde receberam iluminação em LED e recapeamento asfáltico, com apoio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

    Últimos Artigos

    Filipe Martins é preso pela PF no Paraná após decisão do STF

    A Polícia Federal (PF) prendeu Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair...

    Nova lei no Amazonas obriga comunicação à polícia de gravidez em menores de 14 anos

    Gravidez em menores de 14 anos deverá ser obrigatoriamente comunicada às autoridades no Amazonas....

    Regras sobre pesquisas eleitorais passam a valer a partir de 1º de janeiro de 2026

    Pesquisas eleitorais passam a seguir regras mais rigorosas a partir de 1º de janeiro...

    Ministério da Saúde lança versão atualizada da Caderneta da Pessoa Idosa

    A Caderneta da Pessoa Idosa ganhou uma versão atualizada anunciada nesta sexta-feira (2) pelo...

    Mais artigos como este

    Filipe Martins é preso pela PF no Paraná após decisão do STF

    A Polícia Federal (PF) prendeu Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair...

    Nova lei no Amazonas obriga comunicação à polícia de gravidez em menores de 14 anos

    Gravidez em menores de 14 anos deverá ser obrigatoriamente comunicada às autoridades no Amazonas....

    Regras sobre pesquisas eleitorais passam a valer a partir de 1º de janeiro de 2026

    Pesquisas eleitorais passam a seguir regras mais rigorosas a partir de 1º de janeiro...