terça-feira, junho 24, 2025
More
    HomeCotidianoSociedadeSaldo de empregos formais, no Amazonas, cresceu 195%

    Saldo de empregos formais, no Amazonas, cresceu 195%

    Publicado em

    O Amazonas registrou 45.581 contratações no mercado formal, no terceiro trimestre deste ano (julho a setembro), segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Considerando o saldo de empregos, que é a diferença entre admissões e demissões, foram criadas 16.814 vagas no estado, nesse período, um aumento de 195% em relação ao terceiro trimestre de 2019.

    O setor de serviços foi o que mais contribuiu para o resultado, com 18.207 admissões e saldo de 5.715 vagas; seguido pela indústria, com 11.799 admissões e saldo de 6.067 vagas; e pelo comércio, com 10.820 contratações e saldo de 3.269 postos de trabalho. A faixa etária de 18 a 24 anos representou o maior número de contratações no período.

    Os números refletem as condições favoráveis para a retomada do crescimento econômico no Amazonas, que foi bastante afetado pela pandemia do novo coronavírus, levando as autoridades de saúde a recomendarem medidas de restrição a atividades não essenciais para conter o avanço da doença e a pressão sobre a rede de saúde.

    De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jório Veiga, o plano de reabertura gradual elaborado pelo Governo do Amazonas, que começou a ser executado no início de junho, possibilitou que as empresas voltassem a contratar.

    “Sem dúvida, estamos atravessando uma fase de retomada das atividades econômicas que ficaram paralisadas, no todo ou em parte, para vários segmentos. É, também, a recuperação de vagas que haviam sido perdidas e voltam a ser ocupadas, o que é muito bom”, avalia ele.

    Segundo Jório Veiga, a proximidade das festas de fim de ano significa um impulso a mais para a economia, principalmente no setor do comércio.

    “Geram a oportunidade, muitas vezes, de os funcionários começarem como temporários e passarem a permanentes. Assim, fazer um bom trabalho e manter atitudes seguras farão a diferença e, possivelmente, garantirão os empregos”, completou o secretário.

    Leia mais:
    Desemprego atinge 13,8 milhões de brasileiros e é recorde
    Demitidos na pandemia podem ganhar cota extra do seguro-desemprego
    Pedidos de seguro-desemprego caem 21,3% em agosto

    Com informações da Secom*

    Últimos Artigos

    Amazonas registra queda de 16,35% nos homicídios dolosos em 2024

    Dados do Ministério da Justiça colocam o estado com a quarta maior redução da...

    Limpa Crédito: Afeam intensifica regularização de dívidas em Parintins

    Com o objetivo de facilitar a regularização de dívidas e reinserir empreendedores inadimplentes no...

    Subvenção Econômica da Juta e Malva: Governo do Amazonas lança edital

    O governador Wilson Lima assinou, neste sábado (21/06), o edital da Subvenção Econômica da...

    Receitas de canetas emagrecedoras serão retidas na farmácia

    A partir desta segunda-feira (23), farmácias e drogarias começam a reter receitas de medicamentos...

    Mais artigos como este

    Amazonas registra queda de 16,35% nos homicídios dolosos em 2024

    Dados do Ministério da Justiça colocam o estado com a quarta maior redução da...

    Limpa Crédito: Afeam intensifica regularização de dívidas em Parintins

    Com o objetivo de facilitar a regularização de dívidas e reinserir empreendedores inadimplentes no...

    Subvenção Econômica da Juta e Malva: Governo do Amazonas lança edital

    O governador Wilson Lima assinou, neste sábado (21/06), o edital da Subvenção Econômica da...