O delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Bruno Fraga, revelou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (25) que um grupo de policiais e investigadores foi preso em Manacapuru por suspeita de extorsão. O delegado Ericson de Souza Tavares, três investigadores e cinco policiais militares foram detidos por abordarem pessoas suspeitas de crimes e extorquir dinheiro delas. Eles agiam disfarçados para não serem reconhecidos.
Segundo Fraga, a tática do grupo era abordar indivíduos envolvidos com atividades ilegais para obter informações e cometer outros crimes. Os suspeitos enfrentam acusações de extorsão mediante sequestro, porte ilegal de arma, associação criminosa e adulteração de veículo.
Além dos policiais, um homem e uma mulher foram presos. O casal, inicialmente sequestrado pelos agentes, posteriormente foi identificado como suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas. Os nomes não foram divulgados. Os agentes também estavam sob investigação por outros casos de corrupção.
As autoridades receberam diversas denúncias sobre servidores da segurança envolvidos em casos de extorsão, o que levou à prisão em flagrante desse grupo. No momento da prisão, foram apreendidas armas com numerações raspadas, veículos com placas adulteradas, coletes à prova de balas, munições e balaclavas.
Após uma audiência de custódia conduzida por videochamada pela juíza Scarlet Braga Barbosa Viana, as prisões foram convertidas em preventivas, devido à gravidade dos crimes. A ação reflete o compromisso das autoridades em combater a corrupção e garantir a segurança da população.