quinta-feira, julho 10, 2025
More
    HomeCotidianoGêmeas siamesas do Amazonas têm alta da UTI após separação

    Gêmeas siamesas do Amazonas têm alta da UTI após separação

    Publicado em

    Yasmin e Eliza nasceram unidas pelo tórax e abdômen e passaram por procedimento de alta complexidade no Hecad, em Goiânia

    As gêmeas siamesas Yasmin Vitória e Eliza Vitória, naturais do Amazonas, receberam alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após passarem por uma complexa cirurgia de separação no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia. O procedimento foi realizado em maio e, segundo a equipe médica, ambas apresentam evolução positiva no pós-operatório.

    Cirurgia de separação foi realizada em maio

    As irmãs nasceram no dia 9 de abril na Maternidade Ana Braga, referência em partos de alto risco em Manaus, com a condição rara conhecida como tórax-onfalopagia — quando há fusão pelo tórax e abdômen. Elas foram transferidas, em 24 de abril, para o Hecad por meio do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), com transporte em UTI aérea fornecida pelo Governo do Amazonas. A cirurgia de separação ocorreu em 13 de maio e durou cerca de cinco horas.

    FOTO: Tainá Amoêdo / SES-AM e Thauann Sales / SES-GO

    O procedimento exigiu a separação do fígado, que era compartilhado entre as gêmeas, além da reconstrução das estruturas abdominais de cada uma. A operação foi considerada bem-sucedida pelos médicos responsáveis.

    Alta da UTI e reabilitação

    Eliza foi a primeira a deixar a UTI, no dia 23 de junho. Yasmin recebeu alta no dia 30 de junho. Ambas permanecem internadas em acompanhamento ambulatorial, com sessões de fisioterapia e fonoaudiologia.

    A equipe do Hecad informou que Eliza apresenta boa cicatrização cirúrgica e não apresenta sinais de infecção. Já Yasmin está em processo de transição alimentar — passando da dieta por sonda para alimentação oral — e ainda utiliza oxigênio suplementar em baixa dosagem.

    Acompanhamento desde o pré-natal

    A mãe das gêmeas, Elizandra da Costa Cunha, natural de Monte Alegre (PA), escolheu realizar o pré-natal em Manaus, iniciando o acompanhamento em novembro de 2024 na Maternidade Nazira Daou. Após o parto, ocorrido em abril, as bebês foram submetidas a exames na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes antes da transferência ao hospital de referência em Goiás.

    Mais de 100 profissionais da saúde estiveram envolvidos no atendimento, desde a fase pré-natal até a cirurgia e recuperação, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e da rede pública de saúde estadual.

    Expectativa de retorno

    Segundo a mãe, o momento atual representa alívio e gratidão. Em entrevista, ela destacou o desejo de retornar a Manaus e, posteriormente, à sua cidade natal, Monte Alegre, no Pará.

    Últimos Artigos

    Com telessaúde, tempo de espera por consulta cai para 19 dias no Amazonas

    Programa Saúde AM Digital promove inclusão, reduz filas e moderniza a rede pública com...

    Leituristas da Águas de Manaus passam a aceitar Pix e cartão

    Nova modalidade busca facilitar quitação de débitos e inclui negociação de dívidas e atualização...

    Como Manaus conseguiu reduzir em 90% os assaltos a ônibus?

    Implantação de câmeras, biometria facial e presença da Romu contribuem para redução nos casos A...

    Campanha da Petrobras com Camila Pitanga é acusada de greenwashing

    Entenda o conceito de greenwashing e por que ambientalistas apontam contradição entre discurso institucional...

    Mais artigos como este

    Com telessaúde, tempo de espera por consulta cai para 19 dias no Amazonas

    Programa Saúde AM Digital promove inclusão, reduz filas e moderniza a rede pública com...

    Leituristas da Águas de Manaus passam a aceitar Pix e cartão

    Nova modalidade busca facilitar quitação de débitos e inclui negociação de dívidas e atualização...

    Como Manaus conseguiu reduzir em 90% os assaltos a ônibus?

    Implantação de câmeras, biometria facial e presença da Romu contribuem para redução nos casos A...