quarta-feira, fevereiro 4, 2026
More
    HomeSociedadeAmazonasPesquisa revela violência contra mulheres em universidades públicas do AM

    Pesquisa revela violência contra mulheres em universidades públicas do AM

    Publicado em

    Uma pesquisa que buscou analisar a dinâmica da violência contra a mulher em universidades públicas no Estado do Amazonas envolveu 1.116 pessoas, entre acadêmicos, professores, técnicos e terceirizados de ambos os sexos. Do total de participantes, 38% relataram ter sofrido algum tipo de violência no ambiente acadêmico nos últimos cinco anos. Desse grupo, 73% são mulheres, que são as principais vítimas. A violência inclui assédio moral e sexual, estupro, racismo, xenofobia, homofobia e transfobia.

    A pesquisa, apoiada pelo Governo do Estado por meio do Programa de Apoio à Pesquisa – Universal Amazonas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), foi conduzida por meio de um formulário virtual enviado aos participantes das Universidades do Estado do Amazonas (UEA), Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam), abrangendo unidades tanto na capital quanto no interior.

    A coordenadora da pesquisa, doutora em Serviço Social, Milena Fernandes Barroso, explicou que o principal objetivo do estudo foi analisar a violência, especialmente contra as mulheres, para entender suas características específicas nas universidades públicas do Amazonas. A pesquisa também buscou identificar as principais formas de violência presentes nesses espaços.

    Entre as formas mais comuns de violência identificadas na pesquisa estavam o assédio moral e sexual, a discriminação social e racial, bem como a violência online, que se tornou relevante com o uso de tecnologias. A pesquisa também destacou a falta de registros e espaços de apoio para as vítimas.

    Milena Fernandes Barroso ressaltou que a importância desse estudo está em evidenciar que a violência contra as mulheres é um problema que afeta não apenas as pesquisas nas Instituições de Ensino Superior (IES), mas permeia as relações e estruturas dessas universidades.

    A pesquisadora destacou que o estudo trouxe à tona informações que vão desde a insegurança nos campi até a vitimização, revelando que homens e mulheres são vítimas de violência, mas com as mulheres sendo mais frequentemente afetadas.

    A pesquisa foi conduzida entre 2019 e 2021, no âmbito do Programa Universal Amazonas da Fapeam, com parcerias da UEA, Ufam e Ifam.

    A coordenadora do estudo enfatizou a importância do apoio ao projeto e a relevância da pesquisa para implementar estratégias que combatam a violência nos espaços acadêmicos.

    Os resultados da pesquisa resultaram em artigos científicos, discussões sobre o tema em eventos acadêmicos, produção de uma cartilha, um cartaz e um livro contendo diversos artigos sobre o assunto.

    Sobre o Programa Universal Amazonas:

    O Programa Universal Amazonas tem o propósito de financiar atividades de pesquisa científica, tecnológica, inovação ou transferência de tecnologia em todas as áreas do conhecimento, que contribuam significativamente para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado do Amazonas. É destinado a instituições de pesquisa, ensino superior ou centros de pesquisa, públicos ou privados, sem fins lucrativos, com sede ou unidade permanente no Estado do Amazonas.

    Leia mais:
    Violência interrompe aulas em 669 escolas públicas no Brasil
    Aumentam notificações de casos de violência contra crianças e adolescentes feitas por escolas e hospitais

    Últimos Artigos

    UFAM divulga Primeira Chamada da Lista de Espera do PSC 2026

    A UFAM divulga Primeira Chamada da Lista de Espera do PSC 2026 para ingresso...

    TRE-AM inaugura nova Central de Atendimento ao Eleitor e amplia serviços em ano eleitoral

    O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) inaugurou, nesta segunda-feira (02/02), a nova Central...

    ANP impõe novas exigências para retomada de perfuração na Foz do Amazonas

    A ANP impõe condições para retomada de perfuração na Foz do Amazonas. A Agência...

    Dirigentes de Garantido e Caprichoso buscam apoio federal para o Festival de Parintins 2026

    O Festival de Parintins foi o tema central da reunião realizada nesta terça-feira (2...

    Mais artigos como este

    UFAM divulga Primeira Chamada da Lista de Espera do PSC 2026

    A UFAM divulga Primeira Chamada da Lista de Espera do PSC 2026 para ingresso...

    TRE-AM inaugura nova Central de Atendimento ao Eleitor e amplia serviços em ano eleitoral

    O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) inaugurou, nesta segunda-feira (02/02), a nova Central...

    ANP impõe novas exigências para retomada de perfuração na Foz do Amazonas

    A ANP impõe condições para retomada de perfuração na Foz do Amazonas. A Agência...