segunda-feira, dezembro 30, 2024
More
    HomeSociedadeAmazonasPesquisa investiga como SUS combate a obesidade no Amazonas

    Pesquisa investiga como SUS combate a obesidade no Amazonas

    Publicado em

    Uma pesquisa coordenada e executada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), intitulada “Enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”, busca identificar e analisar as ações de manejo da obesidade nas Redes de Atenção à Saúde no SUS em municípios do Estado do Amazonas. 

    A obesidade é um grave problema de saúde pública e tem crescido de maneira significativa em todo o mundo nos últimos anos. No Brasil, a situação é preocupante. Responsável por uma gama de doenças relacionadas, o ganho de peso em excesso é muito mais que uma questão de estética.

    De acordo com dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) de 2019 do Ministério da Saúde, só no Amazonas 6,1% das crianças menores de 5 anos estão obesas, e entre os adolescentes essa prevalência era de 6,4%. Manaus tem 23,4% da população adulta bem acima do peso, segundo pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel), sendo a capital com maior porcentagem de obesos no Brasil. De 2006 a 2019 houve um incremento de 4,5% ao ano.

    Para este levantamento da Ufam, estão sendo coletadas informações sobre a estrutura dos serviços de saúde e do processo de trabalho das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), e o resultado dos indicadores de vigilância alimentar e nutricional. O estudo será realizado em nove polos de saúde: Manaus, Parintins, Tabatinga, Itacoatiara, Manacapuru, Tefé, Humaitá, Lábrea e Carauari.

    A pesquisa conta com a colaboração de pesquisadores de Universidades de Portugal (Universidade do Minho, e Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário), assim como de pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fiocruz do Brasil.

    Segundo o coordenador da pesquisa, professor Bruno Mendes Tavares, “a obesidade é considerada uma síndrome com múltiplos fatores etiológicos: genético, endócrino, psicológico, nutricional, neuroquímico, imunológico, cultural e social. A prevalência de obesidade tem aumentado cada vez mais a cada ano não só no Estado do Amazonas, mas no Brasil e no mundo, tanto em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento, nas diversas faixas etárias”, explica.

    Os questionários da pesquisa serão respondidos por profissionais da saúde e gestores da saúde da Atenção Básica do SUS. “Para além das respostas repassadas pelos profissionais, também serão coletados dados de bases públicas (Ministério da Saúde, IBGE, IPEA), tais como: Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), Taxa de Analfabetismo, Cobertura da Atenção Básica, Coeficiente de Gini, Estado Nutricional (Sisvan) – fases da vida, sexo, escolaridade e raça/cor, entre outros”, detalha o coordenador.

    O estudo se encerra em fevereiro de 2022, mas a etapa atual de coleta de dados segue até o final de 2021, de maneira concomitante. “Espera-se como resultados a realização do diagnóstico da organização da gestão e da atenção nutricional dos municípios, dos indicadores sociais e de saúde, das condições de estrutura, processo e resultados dos NASF’s no que tange o combate e enfrentamento da obesidade, e das ações e programas de alimentação e nutrição, e de enfrentamento e controle da obesidade nos municípios. Os resultados obtidos poderão melhorar e fortalecer as ações de manejo da obesidade pelos gestores e profissionais de saúde, nas redes de atenção à saúde, nos municípios do Amazonas”, ressalta Bruno.

    Leia mais:
    Obesidade é o maior fator de risco para Covid-19 em jovens no Amazonas
    Pessoas com obesidade mórbida poderão ter assentos reservados em coletivos
    Ministério lança campanha para prevenir obesidade infantil

    Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta
    *Com informações da UFAM

    Últimos Artigos

    Lula sanciona regra que limita reajuste do salário mínimo até 2030

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta semana uma nova regra que...

    Crianças devem estar acompanhadas por responsáveis no Réveillon da Ponta Negra

    Os dois órgãos responsáveis pelo Réveillon da Ponta Negra 2025, a Fundação Municipal de...

    Casos de arboviroses no Amazonas crescem 77% em 2024

    O Amazonas enfrenta um aumento significativo nos casos de arboviroses em 2024. Dados divulgados...

    Réveillon: Abafadores de som serão distribuídos para pessoas com TEA

    A Prefeitura de Manaus anunciou uma iniciativa inédita de inclusão no tradicional Réveillon “Encontro...

    Mais artigos como este

    Lula sanciona regra que limita reajuste do salário mínimo até 2030

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta semana uma nova regra que...

    Crianças devem estar acompanhadas por responsáveis no Réveillon da Ponta Negra

    Os dois órgãos responsáveis pelo Réveillon da Ponta Negra 2025, a Fundação Municipal de...

    Casos de arboviroses no Amazonas crescem 77% em 2024

    O Amazonas enfrenta um aumento significativo nos casos de arboviroses em 2024. Dados divulgados...